M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Hyundai está a preparar uma nova forma de conduzir, em que não vai ser preciso tirar as mãos do volante, nem olhar para o lado, acabando com muitas distrações habituais ao volante. Para isso, a marca coreana propõe um cockpit virtual, ao qual chama o “Cockpit do Futuro”, transformando o volante num ecrã tátil. Com ele, nunca mais vai precisar de tirar as mãos do volante enquanto segue pela estrada, mas ainda vai ter que esperar, pois a Hyundai não tem data prevista para introdução desta tecnologia.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Nos automóveis modernos, mesmo em gama baixa, o que não falta são ecrãs táteis ou digitais, com destaque para o sistema de info-entretenimento e navegação na consola central e o painel de instrumentos à frente do volante. Entretanto, também é comum o volante estar repleto de botões para controlar várias funções sem mudar as mãos de posição. Mesmo assim, a Hyundai quer ir ainda mais longe e concentrar mais funções do carro onde o condutor tem as mãos, ao mesmo tempo que quer limpar o volante de elementos intrusivos adicionais. Assim, optou por substituir os conjuntos de botões por placas sensíveis ao toque, de funcionamento semelhante a um ecrã tátil.

O sistema do cockpit do futuro foi testado extensivamente num Hyundai i30, modelo de gama média, o preferido entre os clientes europeus da marca. O resultado final resultou num cockpit virtual personalizável, enquanto as placas deram lugar a dois ecrãs montados no volante, separados por seis milímetros de distância. O modo como o condutor toca nestes ecrãs também ficou mais intuitivo, para evitar demasiada sensibilidade, ao mesmo tempo que se mantém fácil de usar.

Este novo tipo de comando no volante permite aceder mais facilmente a uma grande variedade de informação tanto na consola central como no painel de instrumentos. Este foi o que sofreu mais transformações, podendo mudar de ecrã para escolher a informação mais apropriada para o momento. Há também transferência de informação entre todos os ecrãs, criando efeitos tridimensionais que devem facilitar a compreensão por parte do condutor.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.