M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O iPhone tem uma nova função que oferece aos condutores uma certa forma de proteção caso seja parado pela polícia. Graças ao aplicativo Shortcuts, os utilizadores do smartphone da Apple que tenham mais conhecimentos informáticos podem escrever scripts que permitem ativar várias funções com um único comando. Esse scripts podem ser partilhados com os outros utilizadores, e um dos mais populares tem sido o Police.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Criado por um utilizador americano do iPhone, Robert Peterson, este script pode ser ativado com um simples comando vocal, dizendo, em inglês, “Siri, estou a ser parado pela polícia”. O comando interrompe a música que o iPhone está a tocar, desliga o ecrã, bloqueia a receção de chamadas, envia um SMS para outra pessoa a avisar que o condutor foi mandado parar no trânsito pela polícia, e começa a gravar a interação entre o condutor e o agente.

Embora muitas forças policiais dos Estados Unidos sejam obrigadas a usar câmaras no seu equipamento, como o colete à prova de bala, muitos civis têm medo que uma interação com um agente resulte em violência física, mas também é comum que as forças policiais encontrem civis armados. Para Peterson, o script Police permite aos civis ter uma versão equivalente das câmaras portáteis usadas pelas forças de segurança. Estas podem depois ser usadas em tribunal, se for necessário.

Na Europa, não deverá haver muita procura, uma vez que é muito mais raro haver confrontos quando um agente da polícia de trânsito manda parar um condutor. Mesmo assim, o script Police é o terceiro mais popular para uso com o aplicativo Shortcuts, tendo já sido evoluído até à versão 1.4 e originando até um fórum Reddit dedicado.