M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A Waymo tem vindo a conduzir os seus testes para automóveis autónomos com uma carrinha Chrysler Pacifica, mas a firma subsidiária da Google está a planear diversificar a sua gama de veículos partilhados sem condutor, e recebeu agora o seu primeiro Jaguar i-Pace. Enquanto o Pacifica era um modelo híbrido, com o crossover elétrico da Jaguar, a Waymo pode fazer testes aos seus sistemas de condução autónoma sem qualquer poluição.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Em março, a Jaguar Land Rover estabeleceu uma parceria com a Waymo para entregar, de forma faseada, nada menos que 20 mil automóveis para a sua frota. Os testes começam já no final deste ano com o Jaguar i-Pace, mas a frota começará a ser construída a partir de 2020 não só com o i-Pace mas também com outros modelos da gama do construtor britânico. Desta forma, a Waymo vai poder oferecer um serviço de mobilidade sem condutor, calculando que vai providenciar cerca de um milhão de viagens diárias aos seus potenciais clientes.

Mas esta parceria não vai beneficiar apenas a Waymo. Os dados obtidos pela subsidiária da Google vão ser partilhados com a Jaguar Land Rover, que vai poder incorporá-la na sua própria pesquisa sobre o comportamento de automóveis autónomos, melhorando a segurança e o conforto dos passageiros e minimizando o tempo de viagem. O Jaguar i-Pace também vai oferecer à Waymo uma frota que poderá fazer várias viagens dentro da cidade antes de necessitar de recarregar a bateria, com uma autonomia de 480 km medida no mais recente e mais eficiente ciclo WLTP.