Os carregadores de alta velocidade prometem tornar-se comuns num futuro próximo. As próprias marcas automóveis querem oferecer serviços do género num futuro próximo, mas fornecedores independentes também vão poder fornecer energia ao público geral. É o caso da ABB, com o seu novo Terra HP, um carregador 100 vezes mais rápido que a tomada elétrica da sua casa.

A ABB é a fornecedora da Electrify America, rede que a Volkswagen quer instalar no continente norte-americano, e também tem mais de 6500 aparelhos a operar em 60 países. O novo carregador, que tem uma capacidade de 350 kW, foi demonstrado no Salão de Hanover, na Alemanha, com um BMW i8, híbrido plug-in.

Com o Terra HP (para “High Power”), a proposta da empresa suíça é fornecer em apenas oito minutos a energia suficiente a uma bateria para percorrer 200 km sem necessitar de carregar outra vez. Para quem circular primariamente na cidade, isto deve ser o suficiente para funcionar durante uma semana. A confirmar-se, um automóvel elétrico vai poder ter finalmente um tempo de reabastecimento semelhante ao de um carro a gasolina.