Imagem ESO
M. Francis Portela
Investigador
Ainda não há tecnologia capaz de permitir à humanidade colonizar outros sistemas solares, mas mesmo assim já podemos esperar com antecipação pela primeira viagem ao segundo exoplaneta mais próximo da Terra, que fica apenas a um saltinho de seis anos-luz de distância. Para já conhecido apenas pelo sue nome técnico Barnard b, fica em redor da estrela solitária mais próxima do Sol, a Estrela de Barnard, mas infelizmente nunca poderá ser colonizado.
M. Francis Portela
Investigador

Barnard b fica ligeiramente mais longe que Proxima Centauri b, localizado a 4,2 anos-luz no sistema trinário de Alfa Centauri. Barnard b é demasiado frio para ser colonizado pois, tal como o seu “primo” em Proxima Centauri, está em órbita de uma anã vermelha. Apesar de estar relativamente perto da Terra, a Estrela de Barnard é invisível a olho nu e só foi descoberta através de infravermelhos, emitindo apenas 2 por cento de luz em comparação com o Sol. Tem uma idade estimada entre 7 e 12 mil milhões de anos, cerca do dobro do Sol.

Quanto a Barnard B, é uma super-Terra, ou seja, maior que o nosso planeta, com 3,2 vezes a massa, demorando 233 dias a completar uma órbita. Também está bem mais próxima da sua estrela que nós do Sol, ficando a 0,4 Unidades Astronómicas, contra 1 U.A. da Terra. Está suficientemente perto para ter a formação de gelo, estimando-se que a temperatura à superfície seja de 170 graus negativos.

Embora se especulasse a existência de um planeta em redor da Estrela de Barnard desde os anos 60, apenas agora se pôde confirmar a existência deste planeta com a combinação de uma variedade de instrumentos localizados em observatórios diferentes, incluindo dois espetrógrafos do ESO (Observatório do Sul da Europa), em colaboração com dois institutos espanhóis e uma universidade de Londres. Um dos líderes desta pesquisa, Guillem Anglada Escudé, já tinha sido o responsável pela descoberta do exoplaneta de Proxima Centauri.