M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os robôs de entregas vão tornar-se tão comuns num futuro próximo, tanto que devem precisar de faixas na estrada ou no passeio só para eles, para os robôs não se meterem no nosso caminho. Mas até lá vamos habituar-nos à comodidade de ter um robô que leva as compras a nossa casa. E não é preciso estar ninguém em casa para receber a encomenda, pois o robô deixa as compras à nossa espera com toda a segurança.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este robô, o Lotte, é uma proposta da Cleveron, uma startup da Estónia que tem vindo a desenvolver novos métodos mais rápidos e mais seguros de entrega de compras. O robô autónomo vai ser usado para entregas finais, substituindo serviços de entregas como os Correios, a UPS ou a DHL, percorrendo o último quilómetro em direção ao local onde deve fazer a entrega a um cliente. Como é mais pequeno e consome menos energia, não atrapalha o trânsito nas zonas residenciais.

Ao mesmo tempo, a Cleveron também fornece um cacifo de entrega, que pode ser colocado perto do domicílio ou do local de um trabalho de clientes que fazem encomendas regulares. Estes cacifos são seguros e apenas podem ser abertos pelos clientes e pelo robô autónomo. Este pode fazer a entrega a qualquer hora do dia e o cliente pode recolhê-lo quando lhe for conveniente. Estes cacifos construídos pela firma estónia já são usados nos Estados Unidos pela cadeira Walmart.

O robô autónomo Lotte foi revelado recentemente na conferência Robotex International, cuja mais recente edição teve lugar em Tallinn, na Estónia. Com este novo produto, a firma espera facilitar as entregas de encomendas online, de um modo eficiente, seguro e conveniente para todos os envolvidos.