M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
À medida que a tecnologia de automação começa a multiplicar-se nos automóveis, existem cada vez mais sistemas que impedem os condutores de cometer infrações. Muitos destes sistemas vão ser obrigatórios por lei, com a União Europeia a insistir que os construtores automóveis devem instalar estes sistemas em todos os automóveis novos construídos a partir de maio de 2022. Além de controlos para impedir o condutor de escolher andar acima do limite de velocidade, um dos sistemas que poderá causar mais controvérsia será um alcoolímetro que vai impedir os condutores alcoolizados de voltar para casa ao volante da sua viatura.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A União Europeia ainda definiu como pretende que a indústria automóvel implemente todos estes sistemas nos automóveis novos. A ACEA, associação das empresas envolvidas em produção automóvel na Europa, reclamou que não vai ser fácil integrar estes sistemas eletrónicos na linha de produção para todos os veículos, e o seu presidente reclamou que os condutores europeus são céticos à introdução de nova tecnologia que lhes tire controlo direto sobre a máquina, mesmo sistemas de segurança com benefícios óbvios como algo que impeça os condutores alcoolizados de pegarem num carro.

Os deputados europeus responsáveis por criarem a legislação para estes equipamentos eletrónicos consideram que as marcas devem apresentar os aparelhos ao público como necessários, e que os condutores vão ter apenas alguns momentos de inconveniência para se poderem salvar milhares de vida por ano nas estradas europeias. Como é que este sistema vai operar, ainda não foi decidido. Marcas como a Volvo ou os fornecedores externos AlcoKey e AlcoLock já apresentaram sistemas que impedem condutores alcoolizados de ligarem o motor da sua viatura.