M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Os construtores automóveis já estão a trabalhar em novas tecnologias que vão ser importantes para manter a circulação fluida no tráfego urbano quando finalmente surgirem os automóveis autónomos. Até lá, algumas destas tecnologias já estão a ser úteis nos dias de hoje. É o caso da Audi, que está a desenvolver um sistema que vai ajudar a condutor a nunca mais apanhar um semáforo vermelho na vida.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Nos Estados Unidos, a Audi já têm disponível um sistema que permite fazer uma contagem decrescente aos segundos que o condutor está à espera que um semáforo vermelho cai para o verde. Este equipamento opcional está disponível no Audi A3 e TT, mas sem utilidade nas avenidas principais de Las Vegas, onde já existem infraestruturas para comunicações V2I, entre veículos e equipamentos públicos de trânsito. Agora, a marca alemã vai mais longe e prepara-se para criar um sistema que vai sugerir a velocidade ideal para evitar ter que esperar nos semáforos.

Este novo sistema chama-se GLOBA (“conselheiro de velocidade otimizada para semáforos verdes”, em inglês), e vai tirar proveito das comunicações V2I para recomendar a velocidade ideal para atravessar uma rua ou avenida. Sabendo de antemão o tempo que cada sinal passa em vermelho ou verde, o cockpit virtual dos carros da Audi vai incluir um mostrador onde diz qual a velocidade que deve adotar quando circula numa rua onde há semáforos. Teoricamente, deverá ajudar um condutor a atravessar uma fileira inteira de semáforos sempre verdes, e a nunca mais ter que esperar que acabe o tempo de um sinal vermelho.