Publicidade Continue a leitura a seguir

Os robôs de Star Wars que entregam comida

Publicidade Continue a leitura a seguir

Encomendar para comer em casa vai ficar mais fácil. E entregar às pessoas também. A indústria alimentar está à procura de novas soluções para chegar mais depressa às pessoas, e uma nova empresa da Estónia, a Starship Technologies, tem algo novo para mostrar. Parece o R2-D2 de “Star Wars”, mas é entregador de pizzas. Ou empadão. Ou cozido à portuguesa, garantindo que a comida chega sempre a horas e em condições.

A Starship Technologies foi fundada por Ahti Heinla e Janus Friis, os criadores do Skype, em 2014. Desde então, estabeleceram parcerias em vários países e escritórios em Londres e na Califórnia. Os seus robõs já estão a circular, e não têm problemas em lidar com o trânsito pedonal.

O robô em si pode fazer entregas num raio de 5 km, e está conectado diretamente a uma aplicação de smartphone, permitindo ao proprietário e ao clinte monitorizar toda a viagem do robô. O interior fica selado e apenas pode ser aberto com um código entregue ao cliente. Os robôs poderiam ser facilmente parados, uma vez que se desloca à mesma velocidade das pessoas nos passeios.

Com a capacidade de resposta rápida, a indústria alimentar é a que tem mais possibilidade de aproveitar este serviço. Um estudo publicado na Business Insider revela que a indústria está a aproveitar apenas 3,5 por cento do seu mercado potencial nos Estados Unidos. Mas qualquer serviço de entregas pode aproveitar estes robôs, incluindo farmácias, ou qualquer loja que venda itens pequenos.