M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
O primeiro serviço de táxis autónomos já iniciou a sua atividade, tendo o táxi autónomo Waymo One começado a transportar clientes hoje. O serviço da Google começou por oferecer passeios a pessoas que participaram no programa de desenvolvimento como passageiros, e que agora podem ver o resultado final do projeto. O Waymo One pode ser chamado através de um aplicativo, tal como qualquer outro sistema de partilha de automóveis, como Uber ou Cabify.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A Google entende que os seus novos clientes possam ter alguma apreensão inicial no primeiro contacto com um automóvel que anda sozinho e onde ninguém precisa de tocar no volante. Por isso, vai disponibilizar um contacto na consola do automóvel para que os clientes possam contactar o suporte técnico e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do carro e da aplicação, incluindo paragens intermédias ou mudanças no trajeto. Numa primeira fase, o Waymo One vai ter um “condutor” dentro do veículo, mas quando o carro circular mesmo sozinho esta forma de contacto passará a ser importante para o sentimento de segurança dos clientes.

O táxi autónomo foi lançada na cidade de Phoenix, no estado do Arizona, o mesmo onde o carro autónomo de testes da Uber causou uma vítima mortal. A subsidiária da Google, entretanto, só colocou o Waymo One em ação depois de mais de 15 milhões de quilómetros de testes, e o contacto direto com a plataforma vai ajudar a tornar as viagens mais confortável, com a possibilidade dos clientes usarem o aplicativo para darem sugestões para melhorar o serviço. O cliente já vai poder controlar o trajeto, de modo a encontrar o caminho mais rápido e mais barato.