M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem motivos para os operários especializados terem medo da automação? Talvez, a julgar por estes mini-robôs criados para fazer trabalhos pequenos, à distância, em condições difíceis. Há vários anos que Chris Rogers se diverte a construir robôs telecomandados, e pelo caminho começou a construí-los para clientes que necessitavam de pequenas máquinas capazes de fazer serviços específicos, através da sua empresa InspectorBots.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Estes pequenos robôs são personalizáveis e podem ser equipados com vários equipamentos adicionais, incluindo câmaras para inspeção remota e reconhecimento de terreno, segurança e infiltração, e até com sistemas de tração às quatro rodas, que lhes permite fazer pesquisa e transporte de objetos em zonas de difícil acesso. Alguns modelos têm rodas para aplicações todo-o-terreno, enquanto outros estão equipados com largadas. E muitos podem ser equipados com plataformas, pinças para manipulação de objetos e até armamento.

Embora os robôs possam ser personalizados, a InspectorBots tem vários designs de base que podem ser comprados por qualquer pessoa, com preços a partir dos 3990 dólares (3500 euros): Pan/Tilt Minibot (compacto e portátil, equipado com uma câmara GoPro de alta definição); Front Tilt Minibot (com câmara inclinável); Spider Mite (preparado para TT, que pode carregar até 2 kg e caminhar sobre espaços inclinados até 45 graus); Oscar (versátil e programável com comandos para atividades autónomas); Minibot (todo-o-terreno, à prova de água); Trackbot (com lagartas e câmara fixa); Mega Bot (quatro rodas motrizes e guincho para rebocar até 70 kg); Super Mega Bot (pode rebocar car uma pessoa); e ROMP (base todo-o-terreno altamente personalizável para múltiplas funções).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.