O táxi autónomo da RTA, derivado de um Mercedes Classe C, foi desenvolvido pela Dubai Silicon Oasis, responsável pelos sensores e inteligência artificial, e pela Digirobotics, responsável pela integração dos sistemas no automóvel. Com grandes vias rápidas no Dubai, o mais complicado foi criar a inteligência artificial necessária com o início e o fim das viagens, feita em ruas onde o trânsito é mais caótico, e onde será necessário coordenar a sua utilização com serviços locais de acordo com as necessidades dos passageiros. Por isso, o sistema consegue reconhecer sistemas como sinais de luzes e tem uma perceção do seu ambiente a 360 graus, de modo a evitar colisões.
Antes de entrar oficialmente ao serviço, o táxi autónomo da Mercedes vai ser testado pela Dubai Silicon Oasis durante três meses, em estradas pré-selecionadas, para resolver qualquer imprevisto com o sistema de inteligência artificial. O Mercedes vai estar limitado a 35 km/h e já vai ter espaço para quatro pessoas, mas para já vai ter uma pessoa sentada no banco do condutor, para qualquer emergência, retomando o controlo manual do carro pressionando um botão. Quando estiver pronto para funcionar, o táxi autónomo deverá ser capaz de atingir velocidades superiores e potencialmente transportar cinco pessoas.