M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez guardou o seu telemóvel no bolso, e quando pegou nele para fazer uma chamada ou enviar uma mensagem, reparou que se tinha esquecido de o pôr a carregar? Com este tecido, isto poderá deixar de ser um problema, já que um investigador universitário inventou um produto têxtil que usa nanotecnologia para absorver energia solar, para ser acumulada na roupa.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Jayan Thomas é um professor e investigador no Centro de Tecnologia e Nano-Ciência da Universidade da Flórida Central (UCF). Thomas já tinha sido premiado pela criação que servia não só para transmitir mas também para acumular energia (imagine que os fios elétricos também serviam como baterias). Agora, poderá tornar real a fusão de roupa e tecnologia, com um tecido que combina a função de um painel solar e de uma bateria num filamento que pode ser usado para fazer um casaco.

O cientista americano diz que se inspirou na roupa usada pelo personagem Marty McFly, quando este viaja ao então futuro de 2015, no filme “Regresso ao Futuro II”, lançado em 1989. Com esta tecnologia, a nova roupa pode ter aplicações militares, eliminando os quilos de peso que um soldado é obrigado a transportar nas baterias do seu equipamento. Para a população civil, vai facilitar a vida a qualquer pessoa que quer ter sempre energia no telemóvel, bastando andar com ele no bolso.

A sua equipa usou filamentos de cobre que são finos, leves e flexíveis. Os filamentos são entrelaçados uns nos outros, assim como numa célula que absorve energia solar de um lado e uma série de camadas acumuladores de energia do outro. Estes filamentos são fáceis de integrar num casaco, mas Jayan Thomas já está a pensar em instalá-los num automóvel, que poderia estar permanentemente a receber e acumular energia solar.