M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
É uma visão comum na auto-estrada. Um automóvel passa para a faixa de rodagem da esquerda para fazer uma ultrapassagem, e depois fica alegremente na faixa da esquerda ou do meio durante os próximos quilómetros, mesmo quando a faixa da direita vai completamente vazia. Felizmente, a Tesla quer ajudar a acabar com esta mania de que a direita é a “faixa dos lentos”, com a atualização número 42 do seu sistema operativo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Quando o sistema de assistência de condução Autopilot está a ser usado, avisa o condutor de várias situações na estrada, além de ajudar a manter o carro direito em autoestrada, mesmo quando a faixa curva. Um dos movimentos em que o Autopilot da Tesla quer ajudar os condutores é em avisar quando não está a fazer falta nenhuma circular na faixa da esquerda. Em vez de deixar o condutor andar descontraído a ocupar a faixa da esquerda, o sistema simplesmente avisa o condutor que completou a ultrapassagem e que pode regressar à faixa da direita.

Elon Musk já está a testar na sua viatura pessoal a próxima evolução deste aviso de mudança de faixa. Em vez de avisar o condutor quando é altura de regressar à direita, os sensores do Autopilot vão simplesmente avaliar quando a ultrapassagem está terminada, e quando for seguro vão fazer com que o Tesla regresse sozinho à faixa de direita, sem que o condutor necessite de completar a manobra. Ao conseguir completar sozinho a mudança de faixa, o Autopilot fica mais próximo de se tornar um verdadeiro sistema de condução autónoma.