M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A técnica de impressão 3D tem vindo a revolucionar vários setores industriais, incluindo a construção, pela facilidade de tornar realidade objetos concebidos digitalmente, com toda a rapidez. Até mesmo estruturas que necessitam de cuidados especiais em termos de segurança são feitas com base na confiança nesta tecnologia, como uma nova ponte que vai ser instalada em Amesterdão, capital da Holanda.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta ponte, com 12 metros de comprimento, vai ser a maior estrutura do mundo feita em impressora 3D, e vai estar pronta no final do ano. Além de servir como passeio pedonal e ciclovia sobre um canal da cidade holandesa, a ponte também vai servir como cobaia para uma experiência sobre uso desta tecnologia em construção civil, equipada com uma série de sensores para medir a tensão a que está sujeita, e a sua reação a fatores ambientais como temperatura, vento e qualidade do ar.

A ponte holandesa é resultado do trabalho de várias empresas e meios académicos. O design da autoria do laboratório Joris Laarman, com a construção a cargo da MX3D, especialista em impressão tridimensional. O Instituto Alan Turing vai ser o responsável pela recolha de dados para análise, enquanto o Colégio Imperial de Londres fará a análise usando uma réplica digital da ponte. Este trabalho vai permitir comprovar se a impressão 3D com aço é viável e segura.