Gasolina à borla só no Irão

Saí de Persepolis pelas oito e meia da manhã debaixo de chuva forte e 8 graus de temperatura. Tinha 600 quilómetros pela frente sem qualquer cidade pelo caminho onde pudesse haver um hotel. Viajei rumo ao…

Um chá e um cachimbo em Isfahan

Ontem, quando o Hoseeini me acompanhou na sua scooter à saída de Arak e parámos na última rotunda para nos despedirmos um homem, dos seus sessenta anos, parou junto a nós e ficou a olhar…

Táxis só para mulheres e perdido no Irão

No domingo fui finalmente buscar à Embaixada de Portugal em Teerão o “Carnet” que me enviaram de Portugal e sem o qual não podia entrar no país com a moto. À tarde liguei para o…

Um visto no Irão com o carimbo da…

Ontem fui visitar o principal Mercado de Teerão, a que eles chamam Bazar. O Bazar tem várias entradas que dão para uma avenida cortada à maioria do trânsito e é um emaranhado de pequenas ruelas…

Não há cães no Irão, mas há touros…

No outro dia encontrei num restaurante um casal em que ele era finlandês e ela japonesa. Aqui os poucos estrangeiros que se encontram metem logo conversa. Perguntei-lhes se era bom o que estavam a comer…

O maior diamante do mundo no país das…

Ontem e hoje andei a fazer visitas turísticas com a guia aqui do Hotel, a Bahar. Uma miúda muito gira que fala pelos cotovelos. Fomos primeiro visitar o Palácio dos Sultões na parte baixa da…

As comemorações da morte do Iman Hossei

Ontem fui com a minha amiga Hasala assistir ao último dia das comemorações da morte do Iman Hossein, que deu a vida pelo Islão há 1400 anos. Está um dia de sol lindo e a…

Fashion victim em Teerão

Ontem conheci uma miúda muito simpática, quando estava à procura de um fotógrafo. Ela insistiu em acompanhar-me à loja e ficou à espera que eu tirasse a fotografia, para ver se tinha ficado tão giro…

Bom era no tempo do Xá dançante

Ontem estava de rastos, depois da viagem noturna de autocarro e da correria pelas embaixadas mal cá cheguei. Deitei-me cedo e hoje, pelas 9.30 estava na Embaixada da China, cujos guichets abriam às dez. Claro…

Um táxi a cair de podre em Teerão

Durante a noite vim de autocarro para Teerão. Parti às dez da noite para aqui chegar às oito da manhã. Espantosamente era de luxo. Muito confortável e com enorme espaço para cada banco que reclinava, levantava…

A metralhadora na mesquita

Quando vinha para Urmia no carro com este novo amigo Hossein e lhe perguntei se conhecia um Hotel onde eu pudesse ficar ele sugeriu que ficasse em sua casa, onde costumam alugar um quarto a…

O código e o cônsul do Irão

Quando cheguei ontem a Erzurum, fui direito ao consulado iraniano. Já me tinham dito que são homens difíceis, que não dão vistos a qualquer um. À noite o dono do hotel contou-me que tinha cá…