M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Qual é o melhor destino para uma viagem romântica? Que tal o Polo Sul? É este o objetivo de Edwin e Liesbeth ter Velde, um casal holandês que pretende atravessar a Antártida para promover fontes de energia renováveis e a reciclagem de todos os produtos de plástico. Para isso, vão deslocar-se pelo continente inóspito num carro solar, equipado com painéis, para não gerarem qualquer lixo ou emissões de poluições.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Esta viagem apenas pode ser feita durante o verão do hemisfério sul, quando a Antártida está sempre iluminada pelo sol. O Solar Voyager já foi transportado para o Campo Union Glaciar, na região de Ellsworth, uma das zonas de mais fácil acesso à Antártida. Este campo geralmente serve como ponto de apoio central a qualquer expedição ou base presente no continente. É daqui que Edwin e Liesbeth vão partir no próximo 29 de novembro, para uma viagem em direção ao Polo Sul. O Solar Voyager vai percorrer uma distância de 2400 km em cada direção, numa expedição que deverá durar 30 dias.

A expedição Clean2Antarctica começou a ser planeada em 2015 quando Liesbeth perguntou a Edwin porque é que era preciso deitarem fora uma caixa de plástico. Em vez de deitar fora quilogramas de plástico, o casal holandês optou por reciclá-lo, derretendo-o e reconstruindo-o numa impressora 3D. As novas peças de plástico acabaram por ser a base para a carroçaria do seu carro solar, e durante o processo o casal Ter Velden aprendeu sobre diferentes tipos de plástico e quais são os mais apropriados para reciclar.

É proibido usar a Antártida para colonização e exploração comercial. Também é proibido deixar qualquer lixo no continente, por isso a equipa chefiada por Liesbeth e Edwin concebeu o Solar Voyager para aproveitar ao máximo a natureza em redor do carro solar. O veículo tem um comprimento total de 16 metros e quase uma tonelada e meia de peso, e transporta dez painéis solares para produzir a energia necessária para se mover a uma velocidade de 8 km/h. Tubos de vácuo vão ser usados para extrair água da atmosfera e os vidros do carro solar estão preparados para absorver luz infravermelha para aquecer o interior da cabine.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.