A Kalashnikov Concern, empresa famosa por fabricar as espingardas do mesmo nome (e outros produtos para uso militar), sempre esteve presente no mercado de automóveis e motociclos, mas teve que abandonar estes setores poucos anos depois da queda da União Soviética. Nos últimos anos tem feito esforços para regressar a estes mercados, e depois de ter apresentado um protótipo para um carro elétrico, revelou agora a sua primeira moto elétrica para uso civil.
A moto UM-1 foi concebida para ser fácil de operar, como qualquer motociclo normal, mas vai ter gastos bem menores com a manutenção e a energia, além de não ser ruidosa nem emitir qualquer poluição. A Kalashnikov antevê que a sua moto elétrica seja capaz de percorrer 150 km com uma única carga da bateria de fosfato de lítio e ferro. Esta fornece energia a um motor de 15 kW (equivalente a 24 cv), com força suficiente para levar a UM-1 aos 100 km/h. De resto, comporta-se como qualquer outra moto urbana, com um peso de 165 kg e garfo da suspensão de 200 mm.