Em caso de acidente, o ocupante de um veículo sem o cinto de segurança é um projétil disparado a grande velocidade em direção aos passageiros da frente.

A utilização do cinto de segurança é obrigatória e o equipamento é um dos mais eficazes para minimizar o risco de lesões graves e o número de mortes em acidentes de viação. De acordo com vários estudos, a sua correta utilização reduz em 40% o risco de acidente fatal em passageiros adultos que viajam no banco da frente e entre 30% a 45% em passageiros adultos que viajam no banco traseiro do automóvel.

Relembrado a sua importância na condução, as autoridades sublinham que um ocupante de um veículo sem o cinto de segurança colocado ou sem o sistema adequado de retenção, em caso de colisão, pode converter-se num projétil disparado no interior do habitáculo.

1200 kg a 10 km/h

Os chamados ‘passageiros-bala’ são um perigo para os ocupantes dos lugares dianteiros. Segundo os especialistas, num acidente a 80 km/h, um passageiro sem cinto de segurança no banco traseiro é projetado a 10 km/h, com uma força equivalente ao golpe de uma bola com 1.200 kg.

A estatística mostra ainda que se embater num objeto parado à velocidade de apenas 20 km/h, o seu peso corporal multiplica-se por 15!

As autoridades avisam que quando uma vítima é projetada para fora do automóvel as probabilidades de sofrer uma lesão medular aumentam 1300%. Mas é ainda maior o risco no caso de ser projetado contra os bancos da frente, incluindo para quem viaja naqueles lugares.