Aos 12 anos, Gustavo da Silva conquistou o Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Mini, ganhando as duas provas da jornada decisiva, disputada no Kartódromo Internacional de Leiria. Depois de já ter ganho duas Taças de Portugal, o jovem piloto de Cascais atinge o topo do CPK.Gustavo da Silva dificilmente esquecerá a época de 2023. No início de julho, o piloto da Escola de Karting do Oeste fez História em Itália, ao tornar-se no primeiro português a conquistar uma pole-position no ‘Europeu’ IAME. Agora, em setembro, Gustavo da Silva confirmou a vitória no Campeonato de Portugal de Karting Toyota, com dois triunfos indiscutíveis na última jornada dupla da competição, em Leiria.

No primeiro dia de competição, Gustavo da Silva fez uma prova em crescendo, recuperando sete posições durante a manga de qualificação, rumo ao terceiro lugar, para depois conseguir uma brilhante vitória na Final, com a volta mais rápida da corrida (em 50,883s). A fórmula repetiu-se no segundo dia, mas desta vez com um triunfo na manga de qualificação. Na segunda Final, nova exibição dominadora, já que Gustavo da Silva ganhou com mais de 3,8s de vantagem e confirmou assim o título de campeão nacional. Este é o terceiro título da carreira do piloto de Cascais, num palmarés que já contava com duas vitórias na emblemática Taça de Portugal de Karting, também na categoria X30 Mini.

“Fiquei muito feliz com a prova de Leiria, porque quando lutamos pelo título há sempre uma pressão acrescida e estivemos muito fortes”, afirmou após o pódio final. “No primeiro dia, mesmo quando não ganhei a manga, sabia que ainda tinha um ritmo superior para a Final, o que se veio a confirmar. No segundo dia, estive ainda mais confortável e fomos campeões nacionais com naturalidade. É muito especial ser campeão nacional, porque isto envolve muita dedicação, muitos treinos, muitas viagens, muito trabalho dentro e fora da pista. Obrigado, em primeiro lugar, à minha família e à minha equipa, a EKO/Birel ART Portugal. Obrigado também aos meus amigos e a todas as pessoas que me apoiaram ao longo do ano. Agora vamos tentar a ‘dobradinha’ na Taça de Portugal”, concluiu Gustavo da Silva, que tem apenas 12 anos de idade.

A 14 e 15 de outubro, Gustavo da Silva vai tentar a sua terceira vitória na Taça de Portugal de Karting, no Kartódromo Internacional de Braga.