Inovações portuguesas para bicicletas e e-bikes em destaque na Alemanha

24/06/2023

Quadro de e-bikes com suspensão total, cargobike com capacidade de albergar soluções IoT, bicicletas elétricas, porta-bagagens e porta-bebés são algumas das novidades “made in Portugal” na feira EuroBike, em Frankfurt.

 

O setor português das duas rodas (incluindo e-bikes) e mobilidade suave marca presença no EuroBike, um dos maiores eventos do mundo dedicado a este setor, que decorre até 25 de junho em Frankfurt, Alemanha, numa participação em que a agenda para a inovação tem um destaque muito especial.

Esta deslocação, a cargo da ABIMOTA, integra-se na AM2R, Agenda Mobilizadora para a inovação empresarial do setor das Duas Rodas, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelo Next Generation da União Europeia.

“Como forma de dar corpo a esta apresentação internacional, a ABIMOTA organizou uma comitiva composta por entidades que nele participam ou de referência do setor, que apresentam algumas novidades da Agenda AM2R, em termos de produtos e desenvolvimento de formas de produção”, refere a ABIMOTA.

A associação destaca o facto de Portugal se apresentar “como um destino dotado de grande flexibilidade, capacidade de produção, meios tecnológicos, proximidade aos mercados e elevada capacidade de desenvolvimento e inovação” no campo das duas rodas.

O desenvolvimento da Agenda AM2R, já produziu alguns resultados “dignos de apresentação internacional”, com a ABIMOTA a levar-nos numa visita guiada a alguns dos destaques portugueses desta feira:

CarbonTeam
“Pela primeira vez vai apresentar o seu potencial de desenvolvimento e industrialização para o mercado. Nesse âmbito irá apresentar as seguintes soluções: um quadro de estrada, que inclui forqueta e tubo de espigão; dois quadros de suspensão total que desenvolveram para dois clientes; um quadro de e-bikes, com suspensão total; apresentar quadros pintados na Carbon Team e quadros brutos (primeira vez quadros pintados na Carbon Team). Este destaque prende-se com o facto de ser uma tecnologia que apenas é implementada a nível industrial fora da Ásia, será de destacar o processo de produção em autoclaves, que garante o controlo de processo de cura. São quadros 100% ‘monocoque’, sem colagens”.

“Esta abordagem permite uma maior a economia de peso, com quadros 10 a 20% mais leves do que concorrência e simultaneamente mais resistentes, capacidade de pintura e a rastreabilidade 100% do produto através de sistema de RFID chip integrado no quadro. A digitalização do processo industrial permite já rastrear o produto desde o operador à máquina, com parâmetros como temperatura e humidade do ambiente, ciclo de cura, defeitos, lote de matéria-prima, tempo de produção, registos de qualidade e fotográficos, por exemplo”, refere a associação ABIMOTA.

Lightmobie
Apresenta o seu protótipo de cargobike, a Cargo, uma bicicleta tipo “Long John” e, dentro das e-bikes, um outro conceito, a Vouga elétrica, que se define como uma bicicleta de grande consumo.

“No caso particular da Cargo deve-se destacar uma abordagem de design própria e o desenvolvimento de um processo de fabrico inteiramente nacionais, com vários pormenores importantes, como a parte dianteira removível, limite de rotação da forqueta, forma da caixa de carga, cárter do guiador com capacidade para albergar soluções IoT. Está ainda a ser estuda a melhor forma de colocar duas baterias para aumentar a sua autonomia”, diz a ABIMOTA.

Miranda & Irmão, Lda.
A empresa está presente com a oferta de cranks e outras peças sustentáveis, feitas com 100% energia verde e com alumínio reciclado. Esta forma de produção permite que cada crank consuma apenas 1.6 gramas de CO2 ao ser manufaturado, tornando-se nos cranks mais sustentáveis do mercado. Vão apresentar igualmente cranks ultraleves, feitos com design generativo, e avanços de guiador (stems) também eco-designed.

Fazem ainda parte da comitiva portuguesa neste evento de e-bikes e bicicletas: Bikap, Bikinnov, CicloFapril, EDM – Electronics and Tech Solutions, FjBikes, Incycles, Jasil, NDTuned, Sangal, Triangle´s, Rodi, Unibike.

Polisport
A empresa vai apresentar-se pela primeira vez como um parceiro estratégico para projetos de OEM e ODM no âmbito da mobilidade e micro-mobilidade. Vai apresentar novas tecnologias Hollow Reinforced Parts (HRP) e ARP. Em termos de produtos, realçam-se o porta-bebé Koari, disponível em quatro sistemas de fixação MIK-HD, para quadros, quadros pequenos e para porta-bagagens, sendo este um modelo que pretendem implementar, fundamentalmente, nos países do sul da Europa. O novo porta-bebé Minia, os novos capacetes Sport-Flow, NTA, City-move e também o guarda-Lamas X-CAPE EVO são outras novidades.

Integrada no Grupo Polisport, a marca Catlike vai apresentar as mais recentes novidades em capacetes, com seis gamas de produto e de calçado, com três destinados a estrada e BTT, destacando as novidades absolutas, Kompact’o R e Kompact’o X.