Procure um ângulo que se considere aborrecido e talvez não consiga encontrá-lo. O novo XCeed da Kia é um exercício de emoção estilística que cativa o olhar pelo seu arrojo, fazendo evoluir um pouco mais a já conhecida linguagem imagética traçada por Peter Schreyer, que preconiza também um aumento da qualidade percebida. Desta feita, porém, o desenho foi imaginado por Gregory Guillaume, Vice-Presidente para o Design da Kia Motors Europe, no centro europeu de design, em Frankfurt, precisamente o mesmo local onde a revelação ao público teve lugar.
Com este modelo de cinco portas, que a marca sul-coreana descreve como um crossover urbano, a gama do Ceed passa a ter quatro opções, o que lhe permite cobrir praticamente todas as necessidades, posicionando-se como um modelo de aptidões mais desportivas, até pela própria configuração do chassis.
Noves fora, sobraram as portas dianteiras
Embora partilhe a plataforma com os seus ‘irmãos’ de cinco portas e carrinhas, o novo XCeed muda radicalmente na carroçaria, tanto mais que os únicos painéis que se mantêm em comparação com as demais versões são as portas dianteiras! De resto, tudo diferente.
Na dianteira, nota para diferenças estéticas com uma nova interpretação da grelha e desenho dos faróis totalmente novo, com as típicas luzes “ice cube” LED da família Ceed a surgirem com um formato mais angular e encimadas por indicadores de mudança de direção esguios, que se prolongam até às cavas das rodas. Na traseira, os novos grupos óticos apresentam uma assinatura de luz LED. A porta da bagageira de inclinação pronunciada, tipo fastback sublinha a aparência dinâmica, tipo coupé, podendo a impressão visual de perfil ser reforçada com jantes de liga leve de alumínio maquinadas de 16 ou 18 polegadas, equipadas com pneus de alta aderência 205/60 R16 ou 235/45 R18.
Com 4395 mm de comprimento total (mais 85 mm do que o cinco portas), este crossover apresenta ainda uma altura máxima de 1490 mm (43 mm mais alto do que o Ceed) e largura de 1826 mm (mais 26 mm), embora a distância entre eixos permaneça imutável nos 2650 mm. Para dar um toque suplementar à sua imagem robusta, o XCeed usufrui de uma distância ao solo 42 mm superior à do Ceed de cinco portas (174 mm com jantes de 16 polegadas e 184 mm com jantes de 18 polegadas). Na palete de cores, a Kia propõe um total de 12 cores, sobressaindo a nova Quantum Yellow como tom exclusivo deste modelo.
Ao mesmo tempo, não foi esquecida a promessa de maior versatilidade por parte da Kia, que propõe compartimento de bagagens com 426 litros, 31 litros acima do Ceed e apenas ligeiramente inferior ao do SUV compacto mais vendido na Europa. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade de carga aumenta para os 1378 litros. A versatilidade também é assegurada pelos bancos traseiros rebatíveis a 40:20:40, pela porta da bagageira elétrica e pelo piso da bagageira.
Sobe a qualidade interior
Acrescente-se a isso os novos revestimentos com materiais suaves (entre os quais se encontra o tablier com cromado acetinado) e a marca acredita ter aqui uma peça de qualidade elevada, o que no primeiro contacto também nos pareceu evidente. Nos estofos, estão disponíveis escolhas entre tecido, pele sintética ou pele genuína.
Exclusivo do Kia XCeed é o novo pacote de cor amarelo para o interior, que apresenta revestimentos em preto com costuras de contraste amarelas, quer nas portas quer nos bancos.
Da Europa para a Europa
Pensado, concebido e produzido na Europa (em Zilina, na Eslováquia), o XCeed foi afinado ao gosto dos condutores do Velho Continente. As equipas de engenheiros da Kia na Europa foram encarregues de afinar a suspensão e a direção deste novo modelo, preocupando-se em oferecer uma condução algo mais vocacionada para o lado desportivo.
Assim, a afinação de suspensão resultou específica, aliando-se a centro de gravidade mais baixo e massa geral mais reduzida. Num exclusivo em toda a gama Ceed, o XCeed surge equipado com amortecedores de batentes hidráulicos, montados de série no eixo dianteiro. Os batentes de borracha flutuam no líquido hidráulico existente no interior dos amortecedores, “proporcionando um comportamento ideal em pisos acidentados”, explica a Kia. Além de melhorar o conforto, este tipo de suspensão contribui também para uma maior prontidão de resposta da direção e para um melhor controlo geral da carroçaria, bem como para uma diminuição do ruído provocado pela sua ação em lombas ou pisos acidentados.
De resto, partilha os componentes gerais com os outros Ceed, ainda que o aumento da distância ao solo (em 42 mm) tenha levado a uma suavização dos coeficientes de rigidez das molas à frente e atrás (em 7% e 4%, respetivamente) por parte dos engenheiros da Kia, de modo a assegurarem “níveis de conforto e de estabilidade superiores em todas as condições”. Note-se, ainda, a adoção de um novo amortecedor dinâmico para a travessa traseira, que contribui para a diminuição do ruído e das vibrações estruturais. Já na direção, regresso da unidade de controlo eletrónica (ECU) que comanda o motor elétrico da direção assistida que procura oferecer uma resposta inicial mais rápida aos movimentos do volante.
Há ainda sistema de seleção do modo de condução (DMS – Driver Mode Select) para ajustar o peso da direção, as respostas do acelerador e, nos modelos equipados com caixa de velocidades de dupla embraiagem, passagens de caixa mais imediatas.
Para este seu novo modelo, a gama de motores escapa a grandes surpresas, sendo que a maior é a chegada de um Plug-in híbrido em janeiro de 2020, ao mesmo tempo que também chega igual variante para a carrinha Ceed (SW), num reforço de inverno que será muito importante em termos comerciais e de posicionamento para controlar as emissões de CO2.
Regressando aos motores convencionais, a oferta a gasolina faz-se com três opções de injeção direta a gasolina (T-GDi): uma de três cilindros, o 1.0 T-GDI de 120 CV e 172 Nm de binário e outras duas de quatro cilindros, nomeadamente o 1.4 T-GDi de 140 CV e um binário de 242 Nm e o 1.6 T-GDI (ainda não definido para Portugal), já conhecido do Ceed GT e do ProCeed GT, com potência de 204 CV e binário de 265 Nm.
No que diz respeito aos Diesel, o XCeed tem à sua disposição duas variantes do motor 1.6 Smartstream, que é a mecânica “mais limpa” alguma vez por si produzida, de acordo com a companhia coreana. As duas variantes disponíveis são as de 115 ou 136 CV.
À exceção do 1.0 l T-GDi (equipado apenas com caixa manual de 6 velocidades), as motorizações do Kia XCeed podem ser fornecidas com caixa manual de 6 velocidades ou caixa de 7 velocidades de dupla embraiagem.
Tal como acontecerá com outros modelos da Kia, a partir do início de 2020 o novo XCeed poderá contar com grupos motopropulsores eletrificados de baixas emissões, incluindo o semi-híbrido de 48 V e diversas opções de híbridos plug-in.
Tecnologia máxima
Com este XCeed, a Kia deixa bem patente a sua ideia de combinação de três elementos chave: segurança, conectividade e infoentretenimento. Em destaque, o facto de ser um dos primeiros automóveis na Europa a oferecer o novo sistema de telemática UVO Connect, concebido para trazer a condução para a era digital. Este sistema liga os condutores ao mundo à sua volta, ao fornecer-lhes informações através do ecrã tátil do veículo ou do seu smartphone. Disponibilizando os serviços Kia Live e equipado com um ecrã TFT LCD de 10,25 polegadas (opcional), o UVO Connect utiliza o seu próprio cartão eSIM para recolher e atualizar os dados em tempo real durante a condução.
Estes dados incluem trânsito, informações meteorológicas, pontos de interesse e detalhes sobre potenciais lugares de estacionamento nas ruas e em parques (incluindo preço, localização e disponibilidade de estacionamento). O segundo elemento do UVO Connect diagnostica dados acerca do veículo e dos seus trajetos, permite ao condutor enviar dados de percursos para o veículo antes do início das viagens e, por último, proporciona ao condutor a possibilidade de saber a localização exata do seu Kia XCeed em qualquer altura.
O sistema de navegação opcional com ecrã tátil de 10,25 polegadas conta com multiligação Bluetooth de série (permitindo a ligação de dois telefones móveis em simultâneo), sendo compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Também está disponível um sistema áudio com ecrã tátil de 8,0 polegadas (consoante a especificação do veículo), que disponibiliza funções do Android Auto, do Apple CarPlay e de conectividade.
Para o condutor, o primeiro painel de instrumentos totalmente digital e de alta definição da Kia, o Supervision de 12,3 polegadas (1920×720 pixéis), disponibilizado como opção consoante os mercados e as especificações do veículo. Substitui os mostradores físicos e os ecrãs mono-LCD de 3,8 polegadas e TFT LCD a cores de 4,2 polegadas, disponíveis com diferentes especificações.
No campo da segurança, também é particularmente abastado, com elementos como o Sistema de Controlo da Velocidade Inteligente com Stop&Go, o Sistema de Deteção do Ângulo Morto, o Aviso de Colisão Frontal com deteção de automóveis e de peões, o Aviso de Limite de Velocidade Inteligente, o Sistema Inteligente de Auxílio ao Estacionamento, a Assistência à Manutenção na Faixa de Rodagem e o Assistente de Máximos. A Assistência à Circulação na Faixa de Rodagem (LFA) também está disponível – trata-se da tecnologia de condução autónoma de “Nível Dois”, que controla a aceleração, a travagem e a direção.
Os preços ainda não estão fechados, mas fonte da marca adianta que o valor deverá rondar sensivelmente os mesmo do Proceed, começando nos 25.000€ para o 1.0 T-GDi, subindo para os 27.500€ do 1.4 T-GDi e culminando nos 30.000€ do 1.6 Smartstream. A garantia, como usual, será de sete anos ou 150.000 quilómetros.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.