Os motores mais estranhos montados no BMW Isetta

08/09/2021

O Isetta é um microcarro italiano, desenvolvido pela Iso e produzido sob licença por várias marcas em toda a parte do Mundo, incluindo pela BMW, que iniciou a sua produção em Abril de 1955. No entanto, o BMW Isetta era diferente de todos os outros e, apesar do desenho parecer similar, a BMW redesenhou todo o automóvel, tanto é que, nenhuma peça do Iso pode ser utilizada no BMW. O motor era da BMW, desenvolvido para a mota R25/3, de um cilindro, 247cc, a quatro tempos, com 12cv. Em 1956 a cilindrada passou para os 298cc, aumentando 1cv para uma potência de 13cv.

Tal como qualquer automóvel popular, existem vários entusiastas que levam as suas ideias a outros patamares, instalando motores completamente diferentes do original e o BMW Isetta não é excepção. Seguem-se três exemplos de motores improváveis no Isetta.

Volkswagen Boxer 1.6L

Este BMW Isetta 300 de 1957 viu aumentado o número de cilindros em quatro vezes, assim como a potência. Com um motor de quatro cilindros boxer refrigerado a ar da Volkswagen e 1,6 litros de cilindrada. Mas as alterações não se ficam por aqui já que a suspensão traseira e a caixa de velocidades foi tudo herdado do Volkswagen. O motor, montado na traseira, fica completamente à vista. Foi vendido no site americano Bring a Trailer por 14.500 dólares, quase 12.300 euros.

Chevrolet Corvair Boxer

Mantendo a onda dos motores boxer refrigerados a ar, temos este exemplar equipado com o motor de seis cilindros do Chevrolet Corvair, designado de Corsetta. Tal como no anterior, a traseira foi alargada, para acomodar o motor, mas aqui foi coberto. A suspensão traseira também foi herdada do Corvair. Este exemplar tem uma particularidade, pois foi construído nos anos 70 por uma turma do secundário e foi alvo de um teste da revista Hot Rod Magazine, em Março de 1977.

Whatta Drag

Este é sem dúvida, o projecto mais ambicioso alguma vez elaborado num Isetta, assim como o mais famoso de todos. Foi designado de Whatta Drag, sendo desenhado em 1998 por Phil Riehlman, designer da Hot Wheels e construído pela mesma em miniatura. Sem dúvida, algo completamente de outro mundo, com um motor V8 que dá potência à única roda traseira, tornando-o numa bala das provas de arranque. Em 2005, o coleccionador de microcarros Bruce Weiner, decidiu produzir o Whatta Drag à escala real e assim foi. Em 2013 foi levado a leilão, pela RM Sotheby’s, vendido por 92.000 dólares, cerca de 78.000 euros. É totalmente funcional e está equipado com o motor Big Block V8 da Chevrolet de 8,2 litros de cilindrada, alimentado por um compressor BDS 8-71 e dois carburadores Holley 750, acoplado a uma caixa de duas velocidades.