A edição deste ano da Trafic – Salão Internacional de Mobilidade Segura e Sustentabilidade, certame que se realiza nos pavilhões do centro de exposições de Madrid, foi mais uma vez pródiga em novidades. Dispositivos inovadores para a deteção de álcool e drogas, novos sistemas de proteção para peões e radares com capacidades ampliadas, foram alguns dos destaques na bienal espanhola.
Travar só uns metros antes do radar? Má ideia…
A nova coqueluche da empresa Tradesegur chama-se TruCAM II e foi um dos modelos sensação apresentados na mostra este ano. Trata-se de um radar laser, que se distingue dos demais por permitir um alcance de medição de 1200 metros, tornando quase impossível o truque de “levantar o pé” apenas uns metros antes do local onde está a efetuar-se um controlo de velocidade.
O novo dispositivo suplanta largamente as capacidades dos radares usados normalmente pelas autoridades portuguesas, cujo alcance não excede os 50 metros. E consegue até superar o alcance dos famosos helicópteros Pegasus utilizados em Espanha, que é de cerca de mil metros.
O facto de ser bastante compacto não impede que esteja concebido para registar velocidades até 320 km/h, através de um evoluído sistema de câmaras com função de ajuste automático, incluindo filtro automático noturno. Segundo os fabricantes, este radar móvel tem a rara capacidade de operar praticamente a 100%, mesmo com condições climatéricas muito adversas, com eficaz sistema de vídeo que permite classificar os veículos infratores por cor, marca, modelo e matrícula.