M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Embora seja possível há muitos anos converter automóveis normais, condutores com mobilidade reduzida nunca deixam de ter obstáculos à utilização de um automóvel normal, nomeadamente no que diz respeito ao acesso ao interior, e ao tempo perdido com a arrumação da cadeira. Felizmente, existem alternativas, mas não estão muito disseminadas.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Uma dessas alternativas é o Kenguru, um automóvel de dimensões compactas feito especificamente para ser utilizado mais facilmente que qualquer carro convencional convertido. Mais pequeno que um Smart, permite ao condutor aceder diretamente ao habitáculo com a sua cadeira, pela única porta traseira, que se abre automaticamente com um toque no botão da chave. Em termos de operação, é mais parecido com uma motorizada.

O primeiro Kenguru surgiu em 2008 no Reino Unido. Uma versão mais recente do veículo foi apresentada em 2015, ao mesmo tempo que uma campanha online de crowdfunding. O Kenguru é ecológico e a sua bateria pode ser recarregada em qualquer tomada. Esta alimenta dois motores elétricos com uma potência combinada de 5,5 cv.