M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Enzo Ferrari não gostava que os automóveis que construía ficassem parados na garagem. Se representavam o cúmulo da tecnologia automóvel, então deviam ser guiados no limite. Mas, de vez em quando, a Ferrari lá fazia um modelo que não saía da garagem. É o caso deste Ferrari 512 Modulo, um protótipo desenhado por Paolo Martin, empregado da Pininfarina, que na altura foi o design mais futurista alguma vez visto num Ferrari.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Sendo apenas um protótipo, o carro nunca andou na estrada… até agora. Em 2014, o excêntrico colecionador James Glickenhaus comprou o protótipo à Pininfarina para adicioná-lo à sua coleção de automóveis raros. Mais ainda, o milionário americano decidiu que ia fazer algo que nunca tinha sido feito com o Modulo: conduzi-lo. Por isso, entre as suas várias atividades relacionadas com automóveis, tem vindo a restaurar este exemplar único da Ferrari de modo a poder mostrar ao mundo tudo aquilo de que é capaz. O primeiro teste fora da garagem teve lugar há poucas semanas, pelo que Glickenhaus está no bom caminho para aparecer num Concurso de Elegância, como Pebble Beach ou Goodwood, e tentar ganhar o prémio de melhor carro em exposição.

Claro, é um trabalho que tem durado vários anos e não tem data prevista para terminar. É que o Modulo não tem nada a ver com qualquer outro Ferrari de estrada da sua época. Apresentado em 1970 no Salão de Genebra, o chassis e o motor são reaproveitados do Ferrari 512 S, um carro desenvolvido para competição automóvel, que chegou a participar nas 24 Horas de Le Mans. O seu motor V12 de 5 litros debita 550 cv, e mesmo com a nova carroçaria, o peso total do conjunto ainda é somente de 900 kg.