M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um padre foi duramente criticado na internet ao ser visto a ser transportado pela cidade, num Porsche Boxster. Mas não estava simplesmente a ser conduzido, pois o motor estava desligado, e o automóvel descapotável estava a ser puxado pela cidade por 50 crianças com cordas. De acordo com o jornal Times of Malta, o sucedido ocorreu em Zebbug, uma cidade na ilha de Gozo, a segunda ilha de Malta, mas um vídeo amador atraiu a ira de muitos comentadores nas redes sociais.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

John Sultana, de 47 anos, foi nomeado arcipreste (grau intermédio entre sacerdote e bispo) da cúria de Gozo, onde é tradição que sacerdotes que tenham sido nomeados recentemente sejam transportados pela cidade por uma carroça puxada por crianças, para serem aclamados pela população. Um porta-voz da cúria reconheceu que não teria usado um carro de luxo, mas o espetáculo foi organizado pela própria população de Zebbug, a vila onde Sultana é padre, e que este tipo de manifestação popular é comum na ilha.

Sultana reagiu nas redes sociais de forma confrontacional, explicando que “para mim, não há qualquer problema”. Tornando mais irónica a escolha de carro para o padre ser puxado foi o discurso do seu superior, o bispo Mario Grech, na homilia em que nomeou Sultana arcipreste, onde advertiu o padre para se acautelar com o sentimento de clericalismo, em que um padre se sente superior aos outros, incluindo à sua congregação, e para ir de encontro às necessidades dos pobres. John Sultana, originário de Xaghra, outra vila de Gozo, é padre desde 1996