M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Alguma vez olhou para alguém a voar numa asa-delta e pensou “aquilo deve ser divertido, gostava de experimentar”? Foi o que pensou este turista em férias, que não estava preso à asa-delta e quase caiu de uma grande altura. Felizmente, os danos foram mínimos, e o turista já disse que queria andar outra vez. Mas na próxima quer divertir-se, que desta vez não conseguiu.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Chris Gursky, um turista americano, estava no primeiro dia de férias na Suíça com a sua mulher quando resolveu dar uma volta de asa-delta. Normalmente, o piloto iria comandar a aeronave sem motor, enquanto o seu passageiro estaria preso em segurança, sem interferir nos comandos. No entanto, o piloto esqueceu-se de prender Gursky à estrutura e quando descolou, logo se apercebeu do seu erro, quando o seu passageiro agarrou-se onde pôde para evitar cair.

Com o peso do passageiro a puxar para baixo e o piloto a tentar segurar Gursky com a mão esquerda, foi difícil controlar a aeronave. Depois de três minutos, conseguiu encontrar um campo vazio para aterrar e ordenou ao turista americano que saltasse. Este ainda estava a 70 km/h quando tocou no chão, e como resultado fraturou o pulso e rasgou o músculo bíceps, necessitando de uma intervenção cirúrgica, uma placa de titânio e sete parafusos.

Apesar de tudo, Chris Gursky não ficou traumatizado pela experiência nem incomodado por ficar com as férias estragadas. Não só colocou o vídeo com esta aventura no YouTube com alguns comentários humorísticos no meio das imagens, como também já confessou que, como não ficou satisfeito com a primeira experiência, tem que experimentar andar de asa-delta outra vez.