A Chrysler vai revelar na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES) a sua visão de mobilidade para a geração mais jovem (Millenials), o Portal Concept.

Apostada em mostrar como será o modelo direcionado para os mais jovens, já com o foco em campos como a conectividade e tecnologias semiautónomas, a Chrysler, atualmente parte do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA), revelará o Portal Concept como um modelo vanguardista, quer no formato, quer no leque de sistemas que oferece.

Este pequeno monovolume mostra características simples como as duas portas deslizantes para facilitar o acesso a bordo, ao passo que no interior o destaque vai para os bancos integrados em calhas que podem ser facilmente amovíveis ou rebatíveis para maior versatilidade. Existe ainda um ecrã LCD de grandes dimensões quase a toda a largura do tablier e que serve como painel de instrumentos, mas não é caso único, já que na consola central encontra-se um outro ecrã tátil de grandes dimensões. O volante adota um formato especial.

Em termos de conectividade, o Portal Concept prefigura dez locais para incorporação de dispositivos móveis para carregamento. Por outro lado, também irá contar com um sistema de reconhecimento facial e de voz, que permite ajustar diversos parâmetros do interior de acordo com as preferências dos ocupantes, permitindo também tirar selfies. Além disso, a conectividade a bordo é ainda ampliada pela possibilidade de partilha de conteúdos multimédia a bordo.

Tecnologia é também o conceito de ordem deste Chrysler, que está categorizado no nível 3 de condução autónoma, podendo chamar a seu cargo a condução de forma autónoma em autoestrada, mas essa vertente poderá ser melhorada ao longo do tempo. Quanto à motorização, o Portal Concept recorre a uma unidade elétrica posicionada no eixo dianteiro, sendo alimentada por uma bateria de 100 kWh localizada sob o piso, numa solução que procura melhorar o espaço a bordo. A autonomia é superior aos 400 quilómetros e a Chrysler assegura que uma autonomia em redor dos 200 quilómetros é possível de obter em apenas 20 minutos graças aos carregadores rápidos de 350 kW.