GTS: A nova classe média do Porsche 911

Rui Pelejão
Rui Pelejão
Editor-Executivo

A Porsche divulgou hoje toda a informação sobre a nova geração do 911 GTS, a “classe média” do icónico modelo da marca, que se situa entre as mais acessíveis versões Carrera e o mais extremo GT3.

Mais potência, mais binário, mais equipamento, mais eficácia. Sinal mais para a nova família Porsche 911 GTS que foi desvendada hoje pela marca de Zuffenhausen.

No total são cinco as novas versões a ostentar a sigla GTS: o 911 Carrera GTS de tração traseira, e o 911 Carrera 4 GTS de tração integral, ambos propostos em carroçaria coupé e cabriolet. O quinto elemento é 911 Targa 4 GTS de tração total.

Estes cinco violinos partilham o mesmo maestro, o novo motor turbo de seis cilindros e 3.0 litros que debita 450 CV, o que representa um acréscimo de potência de 20 CV em relação à geração anterior do GTS que permanecia fiel ao motor atmosférico.

A boa notícia é que a a caixa manual de sete velocidades continua a ser a norma padrão ou, em alternativa, a caixa automática PDK.

A Porsche garante que o novo GTS oferece melhores prestações e maior eficiência energética, reduzindo o consumo de combustível sem sacrificar o pulsar desportivo. O coupé com caixa PDK acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos, o que certifica a sua capacidade de atleta de sprint.

Pormenores de estilo

Em todos as versões vai estar disponível a suspensão PASM que no caso do Coupé é a mais evoluída PASM Sport que permite regular a altura ao solo em 19 mm.

911 Targa 4 GTS, 2017, Porsche AG

Exteriormente as classe GTS distingue-se pelo design que a Porsche chama de SportDesign, patente nos retrovisores, nos logótipos laterais, nas jantes de 20 polegadas com dispositivo de bloqueio e numa série de detalhes que lhe dão uma aparência ainda mais desportivo do que o “normal” 911 Carrera.

No habitáculo, destaque para os bancos de alcantara que podem ser regulados eletronicamente em quatro posições, oferecendo maior apoio lateral e lombar. O  SportChrono Package está integrado na consola central e uma nova versão da app da Porsche Track Precision está agora disponível para fornecer toda a telemetria para quem queira participar num track day, oferecendo novas funções como gravação automática, bem como a análise de todas as informações de condução, de aceleração a travagem, passando pelos consumos, acessível via smartphone.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.