Hélder Rodrigues: “Objetivo para o Dakar é superar o melhor resultado alcançado”

Decorreu hoje em Almargem do Bispo, na sua oficina pessoal, a apresentação oficial da 11ª participação de Hélder Rodrigues no Dakar, prova que tem início no dia 2 de janeiro em Assunção (Paraguai). Pelo segundo ano consecutivo como piloto da Yamaha, Hélder parte com legítimas aspirações para a grande maratona do todo-o-terreno mundial.

Tendo como objetivo “evoluir e superar o melhor desempenho já conseguido” (ndr: dois terceiros lugares), o piloto luso explicou ao MotoSport que a “motivação para este Dakar é a mesma de quando participei pela primeira vez. Trabalhei sempre para o mesmo objetivo, isto apesar das últimas cinco participações não terem corrido da forma que desejaria. Tenho tentado não cometer falhas e progredir sempre. Espero não ter problemas para poder alcançar os meus objetivos”.

yamaha WR450F

As boas sensações de Hélder Rodrigues para o próximo Dakar estão intimamente associadas à boa preparação que foi feita ao longo dos últimos meses. “Em termos físicos fui sempre profissional e tentei treinar todos os dias. Já na parte mecânica a Yamaha estruturou um pouco melhor as coisas. Fizemos também um bom trabalho ao nível da navegação”.

Para um melhor desempenho no capítulo da navegação, aspecto fundamental para o sucesso nos rali raids, contribuiu também a chegada do antigo piloto, Jordi Arcarons à estrutura da Yamaha. “O Jordi é o responsável pela parte desportiva e da navegação dos nossos pilotos, nomeadamente daqueles que não têm tanta experiência. Para mim foi uma pequena ajuda, mas para outros pilotos foi um grande auxílio”. No entanto o piloto de Almargem do Bispo garante que a “parte mais importante da minha equipa é a estrutura que tenho em Portugal e que ajuda-me a treinar todos os dias”.

Alexandre Melo/Motosport