Honda CMX500 Rebel Pura e Simples

A CMX500 Rebel e uma moto pensada para proporcionar liberdade a todos os motociclistas, equipada com um potente motor de dois cilindros paralelos refrigerado por líquido e montado num chassis baixo, é uma moto impressionante, uma tela em branco, e está pronta para tudo o que a sua imaginação quiser.

A resposta deste motor Honda é adequada, suave e linear, ideal se está a transitar de uma moto mais pequena. A posição de condução é relaxada, com o condutor sentado no banco de altura reduzida e braços estendidos, pronto para a auto-estrada sendo confortável e fácil de manobrar também a baixa velocidade.

Afastando-se do desempenho orientado para as rotações elevadas da CBR500R, a revisão do mapa de injeção PGM-FI atribui um carácter totalmente diferente ao motor da Rebel.

Tem uma resposta melhorada desde as rotações mais baixas, com um forte binário de 43,2 Nm a 6000 rpm e, em conjunto com a potência máxima de 33,5kW a 8500 rpm, proporciona acelerações entusiasmantes e um desempenho forte em passeio.

O escape 2-em-1 foi concebido com duas câmaras de ressonância, juntamente com um silenciador tipo “shotgun” com 120 mm de diâmetro. O som emitido tem um impulso profundo graças à ordem de ignição de fase de 180°. Percorra toda a caixa de 6 velocidades e ficará surpreendido com a potência do motor.

Colocado na parte superior da dianteira, com um design retro, o farol redondo tem 135 mm de diâmetro. Todo o conjunto é montado num suporte de alumínio fundido.

O painel de instrumentos conta com “um botão” é um indicador compacto de 100 mm, com visor LCD negativo e retroiluminação azul; é impressionante e eficaz.

Tal como em muitas máquinas tradicionais, a ignição encontra-se debaixo do lado esquerdo do depósito de combustível.

As jantes e os pneus de estilo “bobber” combinam bem com a pinça dianteira de pistão duplo. Na traseira a pinça de travão é de pistão simples e o ABS de dois canais é de série.

As baínhas de 41 mm da suspensão dianteira estão bem afastadas para garantir a máxima estabilidade, o conforto e a elegância.

O braço oscilante tubular de 45 mm acciona dois amortecedores Showa, que dispõem de regulação da pré-carga em dois níveis.

Os apoios para os pés são montados no meio, para uma posição de condução relaxada. Combinam bem com as linhas estreitas da Rebel e a altura reduzida do banco para um conforto superior, reduzindo a fadiga numa viagem mais longa.

Apoiar firmemente os pés no chão incute mais confiança quando coloca e tira os pés com frequência dos poisa-pés no trânsito da cidade.

Ficha técnica

Motor

DIÂMETRO X CURSO (mm) – 67 x 66.8 mm

ALIMENTAÇÃO – Injeção eletrónica PGM-FI

TAXA DE COMPRESSÃO – 10.7:1

CILINDRADA (cm3) – 471 cm3

TIPO DE MOTOR – Bicilíndrico, DOHC, refrigeração por líquido

POTÊNCIA MÁXIMA – 33,5 kW (46 CV)/8.500 rpm

BINÁRIO MÁXIMO – 44,6 N·m/6.000 rpm

CAPACIDADE DE ÓLEO (Litros) – 3.2 Lt

ARRANQUE – Elétrico

Rodas

SUSPENSÃO – FRENTE – Forquilha telescópica convencional, 41 mm

SUSPENSÃO – RECTAGUARDA – Amortecedor Showa com sistema Pro-Link

PNEUS – FRENTE – 130/90-16M/C 67H

PNEUS – RECTAGUARDA – 150/80-16M/C 71H

RODA – TIPO – FRENTE – 16M/C x MT3.00

RODA – TIPO – RECTAGUARDA – 16M/C x MT3.00

Ciclística

BATERIA – 12V

ÂNGULO DA COLUNA DE DIRECÇÃO – 28°

DIMENSÕES (mm) – 2.188 x 820 x 1.094 mm

DEPÓSITO DE COMBUSTÍVEL (Litros) – 11,2 litros

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL – 3,8l/100 km

DISTÂNCIA LIVRE AO SOLO (mm) – 136 mm

LUZES – Lâmpada 55W

PESO EM ORDEM DE MARCHA (kg) – 190 kg

ALTURA DO ASSENTO (mm) -690 mm

TRAIL (mm) – 110 mm

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS (mm) – 1.488 mm

Transmissão

EMBRAIAGEM – Húmida, multi-discos

TRANSMISSÃO FINAL – Por corrente

TIPO TRANSMISSÃO – 6 velocidades

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.