Além da versão mais extrema do 718 Cayman para estrada (a GT4 RS), a Porsche revelou igualmente no Salão de Los Angeles a versão para utilização em pista, o GT4 RS Clubsport, criado para séries de GT e competições nacionais.
A mudança mais significativa em relação ao anterior GT4 Clubsport é a aplicação do motor boxer de seis cilindros em linha e 4.0 litros, derivado do 911 GT3 Cup, capaz de desenvolver 500 CV neste Cayman GT4 RS Clubsport, mais 75 CV do que o modelo anterior. O anterior modelo contava com um bloco de 3.8 litros, tendo o novo Cayman GT4 Clubsport um ganho de potência, enquanto o binário aumentou também dos 425 Nm para os 465 Nm.
A caixa automática PDK de sete velocidades foi também incorporada, com rácio mais curto do que no modelo anterior. Dependendo da pista e dos regulamentos de competições específicas, o novo modelo pode ser até 2% mais rápido do que o Cayman Clubsport anterior.
O primeiro Cayman GT4 Clubsport foi oferecido em 2016, fornecendo assim um novo meio de entrada em competição de forma direta. Foram produzidas 421 unidades até 2018, seguindo-se em 2019 uma nova geração, com 500 unidades produzidas até hoje. A marca alemã aponta como forte argumento destes modelos o seu baixo custo de operação, graças a tecnologias e componentes já comprovados e testados em modelos de produção em série, combinados com componentes específicos de corrida.
Outro dos focos da Porsche foi também na melhoria geral do comportamento do chassis. A tecnologia de amortecimento foi revista totalmente para melhorar o controlo do comportamento, com suspensão ajustável em duas vias, além de barras estabilizadoras ajustáveis à frente e atrás, além de molas com diferentes ajustes. Houve ainda novas tomadas NACA no capot, enquanto o sistema de travagem foi melhorado com discos de 380 mm de diâmetro. O sistema Porsche Stability Management (PSM) foi desenvolvido especificamente para competição e inclui um botão para ajuste de controlo de tração, além de funcionalidades atualizadas do ABS e do controlo de estabilidade.

A aerodinâmica também foi ponto de trabalho da Porsche, com elementos próprios, como os spoilers nas duas extremidades da carroçaria, condutas de ar nas cavas das rodas e asa traseira inspirada no 911 GT3 R, cujo suporte foi ajustado para ter um perfil superior da asa 20 mm mais largo e ajuste em dois patamares.
O anterior 718 Cayman GT4 Clubsport foi o primeiro automóvel de competição de produção a usar partes compostas com materiais compósitos produzidos em fibras naturais renováveis. No caso do novo GT4 RS Clubsport, a utilização desse material foi ampliada no veículo. O habitáculo dispõe de jaula de segurança de série e bancos de competição Recaro, além de oferecer também o cinto de segurança de seis pontos, redes de segurança e extintor.
O veículo homologado está disponível com um preço de base de 196.000 euros, sem impostos.
VEJA O NOVO CAYMAN GT4 RS CLUBSPORT EM AÇÃO NO VÍDEO ABAIXO







































