O INEOS Grenadier poderá ser encomendado em Portugal a partir de 19 de maio com preços a partir dos 61.990€, estando previstas três configurações de carroçaria e duas motorizações de elevada competência originárias da BMW. Todas as versões do Grenadier contam com sistema 4X4 com aptidões de condução em estrada melhoradas e um interior funcional e moderno.
Foi idealizado como sucessor espiritual do Land Rover Defender quando a marca britânica anunciou a descontinuação do icónico todo-o-terreno, tendo o CEO da INEOS, Jim Ratcliffe, posto em marcha todos os planos para que o seu projeto passasse do conceito à realidade. Assim, após vários anos de gestação e de desenvolvimento, a INEOS Automotive prepara-se para lançar mundialmente o seu primeiro automóvel, o Grenadier, definido pela marca como um veículo de trabalho 4X4 moderno com requinte e conforto.
O Grenadier está disponível como um modelo ‘Utility Wagon’ de dois ou cinco lugares e um
modelo Station Wagon de cinco lugares. A versão do Grenadier Utility Wagon está homologada como veículo comercial, assumindo-se como uma ‘folha em branco’ pronta a ser configurada segundo as necessidades exatas do cliente, construído para quem precisa um veículo de trabalho despojado e prático, mas com conforto e bem equipado, consoante os desejos do condutor.
A versão de dois lugares apresenta um piso plano em toda a extensão, capaz de receber uma Euro Palete padrão (1200 mm x 800 mm), enquanto a versão de cinco lugares pauta-se pelo equilíbrio entre carga útil e capacidade de transporte de passageiros. O cliente pode optar por uma janela lateral traseira em vez do painel opaco de série, sem qualquer encargo adicional.
Já o Grenadier Station Wagon é um veículo de passageiros de cinco lugares, disponível no lançamento da gama numa das duas edições Belstaff. A ênfase é ligeiramente maior no conforto dos passageiros do que na capacidade de espaço de carga, com mais espaço para as pernas para os passageiros da segunda fila quando comparado com o Utility Wagon de cinco lugares.
Edições a preceito
Além das especificações de série, a INEOS Automotive também oferece duas edições do veículo pré-configuradas que refletem a filosofia partilhada da Belstaff e da INEOS quanto à produção de produtos para durarem. A criar vestuário exterior premium desde 1924, a Belstaff é conhecida pelos seus blusões emblemáticos em algodão encerado e o seu espírito percursor e inovador.
As edições Grenadier Trialmaster e Grenadier Fieldmaster foram ambas cuidadosamente concebidas a pensar em finalidades específicas e construídas para enfrentarem atividades ao ar livre.
Para as condições de estrada mais extremas, o Grenadier Trialmaster Edition garante que não há limites para aventuras todo o terreno. Adotou o nome do emblemático Casaco Belstaff Trialmaster, que surgiu em 1948, e foi concebido para suportar as duras condições do Scottish Six Days Trial. Embora a Edição Grenadier Trialmaster também apresente as características Smooth Pack, tem uma personalidade totalmente diferente graças em parte ao Rough Pack adicional. Este inclui bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro e pneus BFGoodrich All-Terrain T/A KO2.
Com funcionalidade e versatilidade como principal prioridade, o Grenadier Trialmaster Edition também integra uma variedade de kits práticos adicionais, incluindo uma admissão de ar elevada, cintas utilitárias exteriores e uma bateria auxiliar. Este é o Grenadier para os clientes apaixonados pelo todo o terreno puro e duro e que enfrentam os pisos mais difíceis nas expedições mais extremas.
A edição Grenadier Fieldmaster, com o nome do emblemático Casaco Belstaff Fieldmaster, é uma abordagem moderna de um design clássico desenvolvido para atividades ao ar livre. Foi concebido para pessoas com um estilo de vida aventureiro e que utilizam o veículo para deslocarem-se com o respetivo equipamento, rumo a qualquer destino. Está equipado com o Smooth Pack, um conjunto de características práticas que tornam o Grenadier ainda mais fácil de utilizar em qualquer situação.
Inclui uma câmara traseira, faróis para iluminação do solo à saída do veículo, espelhos retrovisores laterais aquecidos e tomadas USB auxiliares. Outros melhoramentos topo de gama adicionais incluem jantes em liga leve de 17 polegadas (com a opção de um melhoramento para jantes em liga leve de 18 polegadas), janelas Safari, estofos em couro e bancos dianteiros aquecidos.
Cada Grenadier pode ainda ser personalizado com diversos equipamentos e sistemas opcionais.
Preparado para tarefas difíceis
Desde o chassis de longarinas e travessas de secção retangular à carroçaria galvanizada e resistente à corrosão, todos os componentes no Grenadier foram desenvolvidos para serem resistentes e construídos para durarem. A INEOS recorreu àquilo que considera serem o melhor motor e a melhor caixa de velocidades possíveis, a que se junta a combinação avançada de eixo e caixa de transferências para o Grenadier, afinados especificamente para este modelo.
Em termos de imagem, também se pensou na simplificação: os faróis dianteiros e traseiros redondos indicam a resistência de um tubo maciço que une a frente à traseira, sendo os faróis unidades idênticas de ambos os lados do veículo, o que facilita a manutenção e a disponibilidade de peças de substituição. Do mesmo modo, as luzes traseiras formam uma unidade comum. As Luzes de Máximos Auxiliares LED centrais (incluídas de série) estão integradas na grelha frontal e oferecem 1080 lúmens adicionais em todo-o-terreno.
A linha de cintas ao longo das laterais da carroçaria é funcional – faixas de proteção estão incluídas de série e a Cinta Utilitária opcional pode ser adicionada para montagem de cargas ou acessórios.
A pensar precisamente nas suas tarefas mais exigentes em pisos difíceis, o Grenadier tem projeções curtas na frente e atrás, grande altura ao solo (264 mm) e admissão de ar elevada para atravessar zonas com água (profundidade de passagem a vau: 800 mm). Já os ângulos de ataque, ventral e de saída são de 35,5˚, 28,2˚ e 36,1˚, respetivamente.
Motores de última geração
Para assegurar a fiabilidade nas prestações, a INEOS Automotive recorreu a componentes motrizes testados pela equipa de desenvolvimento ao longo de 1.8 milhões de quilómetros em todas as condições climáticas, em todas as condições, em todo o tipo de terreno.
O Grenadier é alimentado por uma seleção de dois motores BMW de 3.0 litros e seis cilindros em linha, um a gasolina de 286 CV e 450 Nm e outro turbodiesel de 249 CV e 550 Nm, ambos melhorados pela equipa de desenvolvimento da INEOS Automotive para se adequarem aos desafios da estrada e dos percursos fora dela. Os dois motores contam com sistema start/stop incorporado e estão associados a caixa automática de oito velocidades proveniente da ZF (de especificação ZF8HP). Para os condutores que pretendem assumir o comando, é possível selecionar o modo manual.
Melhorada com um conversor de binário resistente, com provas dadas no duro programa de ensaios do Grenadier, está afinada para quaisquer condições, mas a INEOS assegura ainda maior competência com a adição de uma caixa de transferência de duas velocidades Tremec e tração integral permanente.
A caixa de transferência manual de duas velocidades é resistente e tem um diferencial central incorporado bloqueável tanto na gama alta como na gama baixa. Fabricada pela Tremec, mas concebida pela INEOS Automotive, foi ensaiada nos ambientes mais inóspitos e a sua relação de gama baixa de 2,5:1 oferece maior precisão, controlo e binário mais elevado. Equipada com um sistema externo de arrefecimento de óleo, foi otimizada para garantir um funcionamento suave e fiabilidade em quaisquer condições.
Tal como o diferencial com bloqueio central na caixa de transferências, estão disponíveis opcionalmente dois bloqueios de diferencial acionados eletronicamente, dianteiro e traseiro, com atuação 100% mecânica. Os bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro podem ser comutados independentemente a partir de comando no tejadilho e desativados automaticamente a 75 km/h para proteger a unidade de tração. Fabricados pelas Eaton Industries, os bloqueios de diferencial dianteiro e traseiro são equipamentos de série nos acabamentos Trialmaster e opcionais nos restantes.
Encomendas acompanhadas em tempo real e garantia de cinco anos
O configurador online em ineosgrenadier.com permite que os clientes acompanhem passo a passo a montagem do respetivo Grenadier para os clientes na maioria dos principais mercados de lançamento (nos quais se inclui Portugal), sendo o preço do veículo é atualizado em tempo real. Um calculador de financiamento online também faz parte do processo.
Assim que tenha decidido a configuração, o cliente poderá escolher o local de levantamento do veículo – um mapa interativo, que mostra os concessionários mais próximos, estará disponível no website. Um depósito de 2500€ – reembolsável até à assinatura do contrato de encomenda do veículo – assegura o agendamento da montagem do veículo.
Assim que tenham recebido o respetivo Grenadier, os clientes terão a segurança de um apoio pós-venda abrangente. Os concessionários serão a espinha dorsal da rede de serviço, prestando serviço de manutenção, de reparação e de peças. Cobertura geográfica adicional será prestada por oficinas Bosch Car Service independentes, especializadas em 4X4, criteriosamente selecionadas e certificadas pela INEOS. O objetivo é que a maioria dos clientes esteja sempre num raio de 50 quilómetros de um ponto de assistência autorizado.
A INEOS Automotive recomenda um intervalo regular de manutenção de 12 meses para o Grenadier ou manutenção a cada seis meses no caso de utilização contínua em ambientes severos.
Adicionalmente, para proprietários que pretendam efetuar eles próprios a manutenção do seu automóvel, a INEOS disponibilizará online manuais interativos 3D, com o apoio da equipa técnica com base na sede da INEOS à distância de um telefonema ou de um clique. O veículo foi deliberadamente concebido e desenvolvido para ser fácil de trabalhar no interior e no exterior.
Quaisquer peças que não existam em armazém na rede, serão enviadas por correio expresso a partir de um centro logístico de peças global com 6000 m2 na Bélgica.
A garantia na Europa é de cinco anos sem limite de quilómetros, tendo ainda garantia de três anos para a pintura, garantia de três anos para acessórios e garantia anticorrosão de 12 anos para o chassis de longarinas e travessas e restantes componentes da carroçaria.








































