/Rodin FZERO: 1200 CV e 700 kg só para as pistas

Rodin FZERO: 1200 CV e 700 kg só para as pistas

A Rodin, uma pequena fabricante de hipercarros da Nova Zelândia, anunciou o seu novo projeto, o FZERO, um modelo extremo pensado para as pistas com quase 1200 CV de potência e cerca de 700 kg de peso. A ideia é demonstrar o potencial de um automóvel sem restrições de produção em série e utilizando materiais de ponta para baixar o peso e incrementar a rigidez estrutural.

Este novo modelo vem complementar a oferta de automóveis moldados pelos cânones da competição, tendo a Rodin apresentando já há algum tempo o FZED, um monolugar que procura replicar as emoções de um carro de Fórmula 1. Porém, a marca neo-zelandesa indica que este FZERO dá mais um passo em frente na busca pela máxima performance em pista.

Com um total de 27 unidades planeadas do Rodin FZERO, o destaque vai para a utilização massiva da fibra de carbono em todo o chassis, com os componentes produzidos nas instalações da Rodin Cars, ficando-se por meros 698 kg, menos do que um Fórmula 1 atual. A aerodinâmica foi desenvolvida também com fruto a diversas horas de pesquisa em simulações computacionais. As grandes asas e o piso do FZERO são capazes de produzir até 4000 kg de carga aerodinâmica dependendo da configuração.

O motor de combustão foi totalmente produzido pela marca, em conjunção com a Neil Brown Engineering, resultando num V10 de 4.0 litros bi-turbo que tem o condão de pesar apenas 132 kg, ajudando dessa forma a baixar o centro de gravidade e o peso total. O motor com 1000 CV de potência e 910 Nm de binário tem a denominação RCTEN (uma menção aos seus dez cilindros).

O bloco de combustão é auxiliado também por um motor elétrico de 130 kW, o que tem o condão de elevar a potência total em 1176 CV e 1026 Nm de binário máximo. A velocidade máxima pode superar os 360 km/h.

A caixa de velocidades de oito velocidades foi desenvolvida à medida para este modelo em conjunto com a especialista Ricardo UK, pesando apenas 66 kg e dispondo de um invólucro em titânio concebido a partir de uma impressora 3D. Também o sistema de travagem é de ponta, com discos de 380 mm nos dois eixos, produzidos em carbono com maxilas em titânio para maior leveza. Já as jantes de 18 polegadas são de magnésio, fabricadas em conjunto com a OZ Racing, montando pneus de competição da Avon.

“O Rodin FZERO é a representação física das latitudes extremas de um automóvel de performance. Sem restrições de construção perante um conjunto de regras, somos capazes de fazer o carro mais leve, mais potente e de produzir mais carga aerodinâmica. As únicas reais restrições que enfrentamos são as leis da física e esticámo-las até ao limite”, afirma David Dicker, fundador da Rodin Cars.

O Rodin FZERO vai ser disponibilizado em configurações à escolha dos compradores, podendo os clientes personalizar alguns elementos do veículo com base no seu estilo de condução ou na pista em que querem usar o carro.