/RAM 1500 Revolution Concept: Mais uma pick-up americana convertida à eletrificação

RAM 1500 Revolution Concept: Mais uma pick-up americana convertida à eletrificação

Gradualmente, as grandes carrinhas e pick-ups americanas vão-se convertendo à eletrificação. Após a Tesla Cybertruck, a Rivian R1-T e a Ford F-150 Lightning, em breve será a vez de a RAM lançar a sua pick-up elétrica, revelada na Feira de Eletrónica de Las Vegas (CES) na forma do protótipo Revolution 1500 BEV Concept.

Com muita tecnologia a bordo, a 1500 Revolution BEV Concept prefigura aquilo que será o futuro modelo de produção em série (2024), lançando esta marca do grupo Stellantis no caminho da eletrificação. É exatamente a pertença ao conglomerado de marcas liderado por Carlos Tavares que permite à RAM tirar partido de muitas das tecnologias e sistemas que estão em desenvolvimento e que serão utilizadas de forma generalizada noutros modelos e marcas.

Uma dessas ferramentas partilhadas é a plataforma STLA Frame EV sobre a qual a 1500 Revolution BEV Concept é produzida, recebendo assim novos sistemas de assistência e novos motores elétricos assentes numa arquitetura de 800 V que lhe permite tempos de carregamento muito mais rápidos a partir de uma bateria também de conceção melhorada.

O estilo exterior é uma evolução do design ‘brutiful’, uma combinação das palavras ‘brutal’ (o mesmo que em português) e ‘beautiful’ (belo), com detalhes tão interessantes como o novo logótipo modernizado na dianteira e a iluminação dianteira em LED em estilo de ‘forquilha’. As portas de grandes dimensões dispensam o pilar B, oferecendo assim uma acessibilidade melhorada. Há ainda novos sistemas de iluminação LED no interior e no exterior. Há também proteções de carroçaria à frente e atrás e ganchos de reboque integrados.

O habitáculo da RAM Revolution 1500 BEV Concept é maior em comparação com o do modelo atualmente em comercialização, beneficiando assim de mais espaço interior, ainda que a ‘cama’ da pick-up tenha precisamente o mesmo comprimento. As jantes de 24 polegadas (com centros fixos e iluminados) estão associadas a pneus de 35 polegadas com um desenho único.

“A RAM 1500 Revolution BEV Concept é o nosso sinal mais claro de que estamos no princípio de algo extraordinário na RAM e aponta diretamente para onde queremos ir na nossa viagem eletrificada”, afirma Mike Koval Kr., CEO da marca RAM. “Redefinimos aquilo que as pick-ups podem ser e vamos fazê-lo novamente ao ultrapassar aquilo que os rivais oferecem ao disponibilizar as melhores pick-ups elétricas no mercado”, acrescenta.

Novas funcionalidades

Este novo concept oferece um porta-bagagens dianteiro (‘frunk’) com abertura elétrica de um toque para maior funcionalidade, uma porta de carregamento no exterior para aparelhos externos no lado do condutor, porta-bagagens elétrico, puxadores das portas integrados, estribos laterais elétricos e difusor ativo na traseira. O protótipo apresenta ainda espelhos retrovisores digitais produzidos em 3D e mais ligeiros para aerodinâmica melhorada, com as imagens captadas por câmaras laterais para supervisionar o ambiente em redor.

O interior dispõe ainda de diferentes configurações num novo conceito de aproveitamento do espaço e flexibilidade, não faltando inclusive bancos provisórios na terceira fila em que a parte inferior pode ser removida e arrumada na ‘cama’ de carga ou fora do veículo. Condutor e passageiro dispõem de dois ecrãs táteis para um total de 28” (14.2” cada), sendo estes os centros tecnológicos de conectividade no interior. O ecrã de baixo tem três posições dependendo da necessidade e pode até ser removido para utilização noutras áreas da pick-up.

Tecnologicamente, dispõe de sistema head-up display com realidade aumentada para assim melhorar a condução, ao passo que o volante dispõe de botões táteis capacitivos. Foi desenvolvido também um assistente virtual pessoal com inteligência artificial para melhorar a experiência de utilização no interior e no exterior. Através de comandos vocais como ‘toca música’, ‘fecha as janelas’ ou ‘segue-me’, diferentes coisas podem ser feitas, sendo de destacar esta última.

Ao dizer ‘Segue-me’, o RAM 1500 Revolution BEV Concept entra em modo ‘sombra’, seguindo automaticamente o condutor a muito baixa velocidade para pequenos trajetos em que o condutor tenha de apanhar objetos num local de trabalho, por exemplo, e não queira entrar no veículo. Para o efeito, a pick-up usa sensores e câmaras para manter uma distância segura e evitar obstáculos. Naturalmente, também recorre a ferramentas tecnológicas que lhe permitem oferecer condução autónoma de Nível 2.

Alta potência

Este modelo dispõe de tração integral graças aos dois motores elétricos modulares, posicionados à frente e atrás, maximizando o espaço interior e as áreas de carga de objetivos. Pode também contar com motores elétricos de maiores dimensões e mais potentes para potenciais versões de alta performance. Admite capacidade de carregamento de até 350 kW, com a possibilidade de repor até 160 quilómetros de autonomia em apenas 10 minutos.

A direção integral às quatro rodas é outra das particularidades do concept (até 15 graus de viragem) para oferecer maior agilidade em locais mais exíguos, como em parques de estacionamento, variando a sua atuação a alta velocidade, aqui proporcionando maior estabilidade. A suspensão pneumática é também ajustável automaticamente.