/Portugal em sétimo no ranking de países com maior quota de veículos eletrificados

Portugal em sétimo no ranking de países com maior quota de veículos eletrificados

Apesar da sua dimensão reduzida face a outros mercados europeus, Portugal terminou o ano de 2018 no sétimo lugar no que diz respeito à quota de veículos ligeiros eletrificados (compreendendo elétricos puros e Plug-in híbridos), numa escala global que continua a ser liderada pela Noruega.

De acordo com os dados fornecidos pela EV-Volumes, especialista na análise e tratamento de dados relativos às vendas de veículos elétricos, os modelos eletrificados voltaram a dar mais um passo em frente no ano de 2018. Se a Noruega mantém a sua liderança destacada em termos de quota de mercado, com um valor total de 40,2% (26% de BEV e 14% de PHEV), aquela entidade aponta que são os países com mercados mais pequenos a liderarem os crescimentos.

Com exceção da China, nenhum mercado automóvel acima de um milhão de unidades vendidas por ano supera a média mundial de 2,2% de veículos eletrificados. Assim, atrás da Noruega encontra-se a Islândia, com 17,5% (4,1% BEV/13,4% PHEV) e a Suécia, com 7,2% (2% BEV e 5,2% PHEV).

Estes são os países que ocupam o pódio, com a Holanda a ficar em quarto (5,2%), logo à frente da China (4,3%), sendo este mercado um dos mais avançados no que diz respeito à adoção de veículos 100% elétricos (3,3% de BEV). Depois, surgem Finlândia e Portugal, este último com uma quota de mercado de 3,2% (1,8% BEV e 1,4% PHEV), à frente de mercados como os da Suíça, Canadá, Estados Unidos da América, Espanha, França ou Alemanha. A média europeia é de 2,3%, apenas mais uma décima do que a média global, que é de 2,2%.

O site EV-Volumes aponta que estes resultados variam, no entanto, com a fiscalidade e incentivos de cada país. “Tratados igualmente, os PHEV continuam a ser a escolha preferida. As mudanças políticas de 2019 promoveram mais vendas de veículos 100% elétricos”, indica, lembrando ainda que os anúncios de alguns governos de estabelecer uma data limite para as vendas de veículos a combustão e a chegada do WLTP também ajudaram ao aumento das vendas deste tipo de automóveis.

Refere, ainda, que no início do ano de 2018 o mix de vendas de BEV/PHEV era de 47%/53% e terminou com um rácio de 69%/31% no mês de dezembro.

MAIS SOBRE O MERCADO AUTOMÓVEL

92% dos portugueses acredita no futuro dos elétricos

Os carros de luxo vendidos em Portugal