Publicidade Continue a leitura a seguir

6 truques para fazer mais quilómetros no seu carro elétrico

Aqueça ou arrefeça o carro Dependendo das condições meteorológicas, comece a aquecer ou arrefecer o interior do carro antes de sair de casa, quando ainda está ligado à tomada. A ideia é evitar ligar o ar condicionado no máximo nos primeiros minutos de viagem, pois vai logo consumir muita energia da bateria.
Planeie a viagem Quanto mais acelera, mais gasta energia. Por isso, se ao fazer uma viagem curta e puder fazê-la por estrada em vez de auto-estrada sem perder mais que cinco ou dez minutos, opte pela estrada, pois vai poupar a bateria. Dentro das cidades, caminhos com semáforos não representam perda energética, mas tente evitar grandes desníveis de altitude.
Não carregue no pedal Evite uma condução agressiva. Um carro elétrico tem força logo quando começa a acelerar, e não precisa de exagerar nas acelerações, que gastam muita energia sem nenhum gaso visível. Ao mesmo tempo, antecipe as paragens tirando o pé do acelerador, já que a bateria começa logo a recuperar energia e também não precisa de gastar os travões sem necessidade.
Brinque com o modo de condução A maioria dos carros elétricos permite-lhe escolher entre um modo de condução ecológico e desportivo. Basicamente, apenas altera a configuração da eletrónica, e tem que ser o condutor qual tem a melhor eficiência energética para o seu estilo de condução. Com o modo ecológico, o carro parece mais pesado a acelerar, mas com modo desportivo parece mais ágil.
Cuidado com os pneus Os carros elétricos não precisam de tanta manutenção como os carros com motor de combustão, mas mesmo assim há que ter cuidado com algumas peças mecânicas. Em particular, garantir que os pneus se mantêm à pressão ideal é necessário para garantir que há menos arrasto nas rodas, pois pneus vazios fazem gastar menos energia.
Carregue logo a bateria Quando chegar a casa ou ao trabalho, ligue imediatamente a bateria à tomada. Esta carrega mais depressa quando o automóvel está quente. Tenha também cuidado para manter o cabo da bateria esticado, pois quando este está enrolado aquece mais e afeta o carregamento da bateria.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os automóveis elétricos não gastam gasolina, mas gastam energia. E embora a forma de conduzir não seja muito diferente, existem alguns truques específicos que o ajudam a percorrer mais quilómetros com o seu carro, atingindo uma condução elétrica eficiente.

Uma coisa é preciso levar em conta, vai ter que se preocupar muito mais com certos momentos em que não vai estar ao volante, caso contrário vai estar a gastar energia da bateria de forma desnecessária. Mas assim que se habituar a fazer estas tarefas adicionais, vai ficar contente por poupar alguns euros na conta da eletricidade.