Publicidade Continue a leitura a seguir

7 desculpas que as pessoas inventam para não usar o pisca

Não há mais ninguém na estrada Mais motoristas têm tendência para não usar os piscas quando estão sozinhos na estrada. Mas um condutor nunca sabe quando poderão aparecer outros veículos, por isso todas as mudanças de direção devem ser indicadas.
É só uma curva à direita Teoricamente, é uma manobra menos perigosa. Mas também envolve uma redução de velocidade, e é boa ideia avisar os carros atrás que se vai fazer uma manobra, para evitar um potencial acidente.
O outro carro também não fez pisca Há uma tendência dos condutores para adotarem o comportamento dos outros à volta, mas mais quando os outros estão a ser irresponsáveis. Mas cada condutor tem que ser responsável pela sua própria condução.
Sou o último da fila Os condutores que entram numa fila que vai mudar de direção não costumam dar-se ao trabalho de ligar os piscas. Mas é sempre preciso fazê-lo, pois pode não estar fisicamente na outra fila e pode avisar qualquer outro veículo das suas intenções.
É chato ter que desligar o pisca Embora o pisca se desligue automaticamente numa curva (tecnologia inventada em 1940), em mudanças de faixa muitos não fazem qualquer indicação, alegando terem-se esquecido. É uma desculpa mais frequente que aparenta, e está relacionada com quem muda de faixa constantemente. E por falar nisso...
Não havia tempo para isso Em estradas com muitas faixas e trânsito intenso, há muitos condutores com tendência para mudar frequentemente de faixa. E apesar de se meterem no meio de carros que também estão em movimento, raramente usam o pisca, alegando não ser preciso porque a operação demora pouco tempo. Mas é assim que acontecem as batidas na faixa do meio.
Não é o pisca que vai impedir um acidente Um pisca é uma peça tão simples e tão fácil de utilizar, que a sua importância é diminuída. No entanto, é um dos instrumentos mais importante do carro, pois é aquele que nos permite comunicar melhor com os outros veículos na estrada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um dos instrumentos mais simples e mais importantes do automóvel, o indicador de mudança de direção, mais vulgarmente conhecido como pista, parece causar aversão aos condutores. É muito comum ver outros carros na estrada a fazer manobras sem indicar o pisca, e a quase causar um acidente. Você já fez o mesmo, se calhar até sem notar, ou já levou uma buzinadela e depois tentou justificar a sua ação, talvez usando uma destas frases.