Publicidade Continue a leitura a seguir

O que acontece se engrenar a marcha-atrás em andamento?

Numa caixa manual moderna Hoje em dia, é praticamente impossível engrenar a marcha-atrás por erro, pois quase todas necessitam de um movimento adicional para puxar ou empurrar a alavanca. Não faça isso de propósito, pois o sincronizador vai tentar mover-se na velocidade contrária à das rodas e irá danificar seriamente a caixa.
Numa caixa automática moderna Graças aos comandos eletrónicos das caixas atuais, é praticamente impossível engrenar a marcha-atrás numa caixa automática, seja por acidente ou de propósito. A caixa vai simplesmente ignorar o comando do condutor e manter-se na mudança onde estava. Só vai ligar a marcha-atrás quando parar.
Numa caixa manual antiga As alavancas das caixas manuais antigas não têm a mesma proteção contra engrenagem acidental que as modernas, e podem ficar danificadas se o fizer. O ideal é familiarizar-se com o funcionamento específico da caixa do seu carro.
Numa caixa automática antiga Tal como acontece na caixa manual, as automáticas antigas não têm proteção (neste caso, eletrónica) contra o uso acidental da marcha-atrás. O mais provável, se o fizer, é que o motor vai abaixo, o que vai também bloquear a direção. Felizmente, é preciso fazer muitos movimentos para passar para a marcha-atrás, e isto pode ser facilmente evitado se não repousar a mão na alavanca.
O ideal é não fazer No fundo, não interessa se é uma caixa manual ou automática, ou se é uma um automóvel antigo ou moderno. Mesmo com proteções eletrónicas, qualquer engranagem acidental ou propositada da marcha-atrás em andamento pode causar danos gravíssimos ao motor, o que geralmente obriga a substituir completamente a caixa. Este é um conserto bastante caro, por isso mantenha sempre a atenção quando necessita de trocar de mudança, e mantenha as mãos no volante se não foi engrenar outra velocidade.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Alguma vez pensou em engrenar a marcha-atrás quando ia na auto-estrada, só para ver o que acontecia? E depois, mudou de ideias, só porque tinha medo do que podia acontecer? Mesmo assim, a dúvida ficou presente no seu subconsciente. O ideal era que outra pessoa experimentasse e lhe contasse, para não correr riscos com o seu carro.

Felizmente para si, vamos explicar-lhe agora mesmo o que acontece quando tenta engrenar a marcha-atrás quando o seu carro está a mover-se para a frente. E até mesmo quando consegue fazê-lo, o que não é fácil num automóvel moderno. Mas o ideal mesmo é não tentar fazê-lo, porque o seu receio é correto: vai avariar qualquer coisa e custar-lhe uma pipa de massa.