Aston Martin DB5: Quatro unidades num só lugar

15/04/2024

A Hilton and Moss acaba de disponibilizar quatro exemplares de um dos automóveis mais famosos do mundo, o icónico Aston Martin DB5, para venda ao mesmo tempo.

Os clientes podem optar por um automóvel perfeitamente restaurado, acabado em prateado Birch, um exemplo pintado num distinto ‘Azul Pacífico’, ou um modelo recentemente restaurado, terminado num sedutor verde ‘California Sage’. Em alternativa, se um cliente preferir especificar o seu próprio DB5 desde o início, tal também será possível: o quarto automóvel oferecido é uma tela em branco, um DB5 meticulosamente desmontado até ao metal nu, com a carroçaria agora restaurada a aguardar um restauro completo nas oficinas da Hilton & Moss.

Cada detalhe – desde a especificação exacta do motor, até ao nível de brilho metálico na pintura, ou a cor das costuras aplicadas aos tapetes – pode ser adaptado às necessidades exatas do cliente, representando uma oportunidade única para criar o DB5 dos seus sonhos.

William Garrett, Director Geral da Hilton & Moss, afirma: “Temos o privilégio de estar a oferecer esta verdadeira selecção histórica de quatro Aston Martin DB5 para venda de uma só vez, algo que nenhum concessionário fez antes. Com esta venda, a Hilton and Moss está a oferecer aos clientes algo raramente concedido no mundo raro dos Aston Martin DB5s: o luxo da escolha.”

“Como líder mundial na venda e preparação de automóveis excepcionais, somos conhecidos por oferecer oportunidades automobilísticas notáveis, mas mesmo para nós, isto é algo muito especial. Ver os quatro exemplares do DB5 – um ícone amado e cobiçado na mesma medida – alinhados juntos, é realmente um espectáculo a contemplar.”

O Aston Martin DB5

O DB5 não precisa efectivamente de apresentações. Muitas vezes referido como ‘o automóvel mais famoso do mundo’, foi instantaneamente catapultado para o estatuto de ícone graças ao seu papel principal de um certo agente secreto nas salas de cinema. Desde a sua estreia em Goldfinger em 1964, continuou a aparecer regularmente, mais recentemente ainda em No Time to Die, de 2021.

Lançado para o mundo em 1963 como uma versão evoluída do popular DB4 que, aquando da sua introdução em 1958, anunciou uma nova era para a Aston Martin. Construído à mão em Newport Pagnell, o DB5 esteve em produção por apenas dois anos, com um total de 1059 exemplares a sair da fábrica.

Debaixo da carroçaria de alumínio elegantemente estilizada, desenhada pela Touring de Milão, o DB5 apresentava um melhorado motor de seis cilindros em linha de 4.0 litros projetado por Tadek Marek, que produzia 282cv versão base (se assim a podemos chamar), e 314cv na especificação ‘Vantage’, graças à adição de triplos carburadores Weber. Os clientes também tinham a opção por uma transmissão manual ZF de 5 velocidades mais moderna – num avanço significativo em relação à DB4 de 4 velocidades. As performances eram avassaladoras para a época, com o modelo de 282 cavalos a alcançar uma velocidade perto dos 240km/h, enquanto o Vantage, do qual foram construídos apenas 65 exemplares, poderia facilmente ultrapassá-los.

Para poder contemplar em todo o detalhe este leque único de Aston Martin DB5, consulte o expositor virtual da Hilton & Moss.