Jaeger-LeCoultre comemora o grande legado da precisão na Watches and Wonders 2024

24/04/2024

Em 2024, a Jaeger-LeCoultre apresenta a procura pela precisão – um princípio central da Maison desde a sua criação em 1833 por Antoine LeCoultre. Inventor antes mesmo de aprender a relojoaria, LeCoultre era obcecado pela precisão e o seu espírito continua a guiar os seus relojoeiros e engenheiros até aos dias de hoje. Na Jaeger-LeCoultre, a procura da precisão não se limita à concepção e à estrutura dos calibres e às ajudas tecnológicas para a produção de componentes perfeitos, mas também à precisão dos gestos humanos essenciais que estão por detrás do acabamento e da montagem de cada componente, da decoração de cada caixa e de cada mostrador.

Duomètre Heliotourbillon Perpetual

Em 2024, a Jaeger-LeCoultre une essas duas linhas de desenvolvimento para criar o Duomètre Heliotourbillon Perpetual. O novo Calibre 388 supera ainda mais os limites da criatividade, apresenta uma construção de turbilhão totalmente nova, que gira sobre três eixos para criar um efeito de pião. Com uma frequência de 4Hz (28.800 vph) para melhorar ainda mais a cronometragem, o Calibre 388 também incorpora um calendário perpétuo com uma indicação de grande data.

Incorporando quase oito décadas de expertise acumulada no mecanismo regulador do turbilhão, o Duomètre Heliotourbillon Perpetual apresenta uma configuração de turbilhão recém-desenvolvida que gira em três eixos. Desta forma, cria um efeito cinemático completamente novo na Jaeger-LeCoultre, assemelhando-se a um pião.

Duomètre Chronograph Moon

Durante a Watches and Wonders 2024, a Jaeger-LeCoultre apresenta o Duomètre Chronograph Moon em duas variações: uma caixa em platina contrastando com um mostrador de cor cobre e uma caixa em ouro rosa realçada pela elegância discreta de um mostrador prateado. Ambos os modelos são complementados com uma pulseira em pele de crocodilo, cosida à mão e forradas no mesmo material, neste caso com escamas pequenas.

No lado do mostrador do Duomètre Chronograph Moon, duas secções abertas oferecem vislumbres intrigantes do mecanismo, sugerindo a beleza mecânica do calibre. No verso, visível sob o fundo de caixa de cristal transparente, uma variedade de pontes parece flutuar acima das alavancas e rodas, atraindo o olhar para o mecanismo. Criando uma unidade visual em toda a extensão do movimento, as pontes são decoradas com Côtes de Genève com efeito soleillée. É uma técnica que exige precisão absoluta, pois os componentes devem ser decorados um a um, de forma a irradiarem a luz do centro do órgão regulador até ao limite do calibre em perfeito alinhamento

Duomètre Quantieme Lunaire

Desde o lançamento do Duomètre Chronograph em 2007 – o primeiro relógio baseado no inovador conceito – o sistema foi utilizado com algumas outras complicações, dando nome a uma linha de relógios tecnicamente avançados que se distinguem pela cronometragem altamente precisa. Em 2024, a Jaeger-LeCoultre apresenta uma nova geração de relógios Duomètre – entre eles uma reinterpretação do Duomètre Quantième Lunaire (Fases da Lua). O primeiro modelo Duomètre disponível em aço, o seu atraente mostrador azul, combinado com uma nova caixa, confere um ar decididamente contemporâneo a um design intemporal e exclusivo.

Enfatizando a precisão do calibre, um elemento exclusivo do mostrador Duomètre Quantième Lunaire é o ponteiro seconde foudroyante, que gira continuamente num submostrador às 6 horas. Fazendo uma revolução completa num segundo (em comparação com um ponteiro de segundos “padrão”, que dá uma volta completa em 60 segundos) com seis “saltos” por rotação, o ponteiro foudroyante permite observar intervalos de precisamente um sexto de segundo.

Master Ultra Thin Perpetual Calendar

A Jaeger-LeCoultre concebeu a colecção Master Ultra Thin como o relógio de cerimónia para o homem moderno, aproveitando a longa história da Maison no domínio de calibres finos e consolidando a sua filosofia de unir virtuosidade mecânica com beleza intemporal. Em 2024, a colecção foi renovada e inclui uma nova interpretação do Master Ultra Thin Perpetual Calendar, apresentando um design de caixa e mostrador subtilmente modernizado, além de uma reserva de corda significativamente aumentada. São apresentadas quatro variações, incluindo um novo modelo com um mostrador degradé azul meia-noite.

Na Watches and Wonders de Genebra, no presente mês de Abril, a Jaeger-LeCoultre celebra a magia da relojoaria mecânica. Revelando o rigor intelectual e o engenho técnico que estão na sua base, a Maison conta a intrigante história da precisão em quatro capítulos.

A Precisão da Produção conta a história de origem de como o fundador da Maison traduziu a sua obsessão pela precisão em invenções que viriam a lançar as bases da indústria relojoeira moderna. Revela como o espírito do fundador continuou a impulsionar a Manufactura durante quase dois séculos, aproveitando as tecnologias de ponta para melhorar e complementar o valor insubstituível da precisão artesanal.

A Precisão da Cronometria identifica os marcos no desenvolvimento da manufactura de relógios com certificação de cronómetro, desde os relógios de bolso no século XIX até aos novos relógios de hoje, todos certificados sob o rigoroso protocolo de Controlo de 1000 horas. Cronometria significa, simplesmente, precisão de cronometragem, e este capítulo revela a profunda pesquisa que deve ser realizada para compensar os desafios que um relógio de pulso enfrenta durante o uso diário.

A Precisão dos Órgãos de Regulação revela o papel vital do órgão de regulação (nomeadamente, a roda de balanço e a mola capilar). Este é o coração pulsante do relógio que achamos tão fascinante observar e a regularidade desse batimento cardíaco – conhecido como isocronismo – é crucial para uma cronometragem precisa. Os visitantes descobrirão a incessante investigação da Jaeger-LeCoultre sobre as formas ideais das espirais e dos turbilhões inovadores, que resultaram em muitas inovações patenteadas.

A Precisão das Complicações explora um enigma fundamental da relojoaria: como manter um fluxo perfeito de energia enquanto se adicionam complicações que requerem explosões extra de energia – comprometendo, por definição, esse fluxo regular. Este capítulo demonstra porque é que o cronógrafo é a mais difícil das complicações em termos de precisão e revela a solução inovadora da Jaeger-LeCoultre. Inventado pela Jaeger-LeCoultre, o mecanismo Duometre foi introduzido em 2007 sob a forma de um cronógrafo e foi posteriormente unido a outras complicações, formando uma colecção de pleno direito.

Na Watches and Wonders 2024, a Jaeger-LeCoultre presta homenagem à génese da precisão – uma história que começou muitas gerações antes da fundação da Maison e que está intrinsecamente ligada à história do Vallée de Joux e aos ofícios metalúrgicos que aí floresceram antes do advento da relojoaria.