Nano Film: arrefecer o carro sem ar condicionado

05/05/2024

Hyundai desenvolveu uma solução para reduzir a temperatura no interior do carro em até 22ºC, se necessidade de acionar o ar condicionado ou qualquer outro consumível de energia. Ideal para automóveis elétricos.

 

Chama-se Nano Cooling Film, e é uma aplicação inédita para carro que bloqueia a energia térmica do sol e, ao mesmo tempo, mantém alta transparência para não bloquear a visão do condutor. A solução está a ser testada ainda num programa piloto no Paquistão, com resultados muito positivos até ao momento em mais de 70 veículos.

Como funciona?

Em Portugal, a legislação regula a adoção de vidros escurecidos à frente, com algumas exceções, mas o Nano Cooling Film não coloca em causa nenhum desses pressupostos uma vez que atua como uma nano película de arrefecimento dos vidros que, por um lado, bloqueia a energia térmica vinda do exterior, e por outro lado, emite para o exterior o calor radiante que permanece no interior do veículo, sem alterar a opacidade dos cristais.

Segundo explica a equipa de especialistas da Hyundai, o Nano Cooling Film possui uma composição com nanoestruturas de três camadas: a camada externa irradia calor em comprimentos de onda médios de dentro para fora; as outras duas camadas refletem o calor do sol em comprimentos de onda curtos. Assim, a película bloqueia ou emite seletivamente comprimentos de onda específicos de radiação solar.

E resulta?

Os testes realizados até agora pela Hyundai revelam que foi possível reduzir a temperatura próxima à cabeça dos ocupantes em até 10,98ºC em relação aos vidros escurecidos convencionais, e em até 12,33ºC em carros com vidros sem qualquer tipo de coloração.

Na parte superior do painel de instrumentos, atrás do pára-brisas, diferenças ainda maiores: com Nano Cooling Film, a temperatura é até 15,38ºC baixa que num veículo com um vidro escurecido e até 22ºC a menos quando comparado com um pára-brisas convencional.

De acordo com os resultados finais, a marca coreana pode avançar em breve com a incorporação em massa da tecnologia nos seus veículos de produção em série.