O carro deve ser mantido em bom estado durante todo o ano, mas na época das grandes romarias aos destinos de férias prediletos é fundamental redobrar as cautelas. De acordo com os estudos, apenas 20% dos automobilistas fazem um check-up à viatura antes de irem para a estrada…

Finalmente, prontos para iniciar a viagem de verão? Ainda não…! Depois de passar em revista tudo mais do que uma vez a lista com tudo o que vai levar para as férias, para que não fique esquecido em casa nada de realmente essencial, resta conferir a nossa rápida “checklist”, com dez dicas fáceis e acessíveis ao comum dos automobilistas, e que são suficientes para eliminar alguns imprevistos que podem surgir na estrada.

1- Líquidos

O automóvel também necessita hidratar-se. Os fluidos do motor são fundamentais para manter o veículo operacional, sobretudo nos dias quentes de verão. Aqueles líquidos não só lubrificam como também ‘arrefecem’ diversos componentes. Com níveis baixos, aumenta a possibilidade de um sobreaquecimento. Verifique os níveis do óleo do motor e do líquido anticongelante. Faça-o sempre com o motor frio.

Oportunidade também para observar atentamente as tubagens, garantindo de que não existem fugas (gotas ou manchas de evaporação brancas no radiador, nos tubos e nas braçadeiras são sinais de alarme).

Verifique também todos os outros líquidos debaixo do capot, como o do limpa para-brisas. O verão é aquela época infeliz da “caça ao inseto”…

2 – Travões

Cuidado especialmente importante antes das grandes viagens, mas não só. A verificação do estado dos discos e das pastilhas de travão deve ser um hábito. Manter o líquido dos travões no nível correto é muito importante para a resposta do sistema numa situação de emergência, evitando falhas. O nível de óleo muito baixo pode ser indício de fugas; recorra à oficina.

3 – Bateria

Se a bateria do seu automóvel tem tampa, aproveite para verificar o nível do líquido e, se necessário, reponha o valor normal com água destilada, enchendo até à marcação ou um centímetro acima da placa de chumbo. Atenção: o ácido da bateria é corrosivo.

4 – Correia

Se ainda não o fez este ano, observe antes de partir para férias o desgaste das correias de distribuição e das outras correias. Procure fendas ou sinais de desgastada, mas se estiverem endurecidas também as deve trocar antes de iniciar a viagem. Para verificar, pressione as correias com bastante força; estas não devem ceder mais do 15 mm (segundo indicações dos fabricantes).

5 – Pneus

Use uma moeda de 1 euro para analisar o desgaste. A parte inferior da circunferência, o aro dourado, deverá ficar totalmente dentro do sulco do pneu. A profundidade mínima dos sulcos dos quatro pneus é de 3 mm.

Verifique também se existem rachas ou fissuras na borracha ou algum objeto perfurante que lhe tenha escapado. Reajuste as pressões de enchimento, introduzindo o valor mais alto indicado pelo fabricante. Todos os cuidados devem ser extensíveis ao pneu de reserva. Confirme que existe e que está pronto para qualquer eventualidade.

6 – Triângulo, colete e outros

Triângulo de sinalização, colete refletor, macaco e ferramentas devem ser arrumados no final, para ficarem acessíveis em caso de emergência. Acrescente na lista uma caixa de primeiros socorros, luvas e um jogo de luzes.

7 – Luzes

Basta uma pequena verificação do seu funcionamento antes de seguir viagem, pois é a garantia de que não irá colocar-se em perigo se tiver de viajar durante a noite ou, no caso dos piscas e travões, quando vai mudar de direção ou efetuar qualquer outra manobra.

8 – Inspeção

Confirmando na página da internet www.controlauto.pt fica a saber se a inspeção obrigatória vai ter lugar durante o período de férias. Se for o caso, procure antecipar a marcação. Evita surpresas desagradáveis durante a época de repouso.

9 – Peso conta e medida

Arrume corretamente as bagagens na mala do automóvel. Se o carro não dispuser de capacidade suficiente, compre ou alugue uma caixa para o tejadilho. Não pode ultrapassar o peso permitido pelo automóvel, que encontra no manual de instruções (peso bruto menos a tara).

Malas e artigos pesados devem arrumar-se em baixo e junto aos encostos dos bancos traseiros e só até ao final das costas dos bancos. Em caso de travagem violenta, ficam bem seguras.

10 – Planeamento

Antes de sair, faça um plano que lhe permita passar ao lado da maioria dos engarrafamentos, evite horas de ponta. Consulte o estado da circulação na Internet (informações em www.brisa.pt, www.aenor.pt ou www.estradasdeportugal.pt).