Os carros atuais estão cada vez mais complexos, apresentando uma grande variedade de sistemas e tecnologias que têm por missão ajudar o condutor na sua tarefa ao volante. A sua forma de comunicação com o condutor é através de luzes e sinais dispostos no painel de instrumentos. Mas será que sabe o que é que cada um deles significa?

Lembra-se do tempo em que podia confiar no seu instinto – sobretudo, no ouvido – para descobrir que algo estava errado com o seu automóvel? Hoje, essa necessidade é cada vez menos óbvia, uma vez que os veículos estão repletos de sinais e de símbolos indicadores de alertas, avisos e informações. Os motores modernos podem ajudar o condutor ao alertarem para possíveis problemas mesmo antes de se tornarem graves entraves à mobilidade.

Este artigo foi pensado para o ajudar a decifrar as dezenas de luzes e símbolos que estão à sua frente no painel de instrumentos. A grande maioria dos sinais que aqui apresentamos são comuns a muitos modelos e marcas, embora possam diferir nas designações.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.