O pagamento de estacionamento na via pública em Lisboa está suspenso até ao próximo dia 28 de fevereiro, sendo essa suspensão motivada pela pandemia de Covid-19.
A EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) anunciou que irá suspender o pagamento de estacionamento à superfície em Lisboa entre hoje (segunda-feira, 25 de janeiro) e 28 de fevereiro, não havendo lugar a coimas pela falta de pagamento.
Esta medida segue a que já havia sido tomada em fase idêntica do estado de emergência nos meses de março e abril de 2020 e a que alguns outros municípios já fizeram neste mesmo período desde que a pandemia obrigou a um agravamento das medidas em meados de janeiro.
A EMEL adiantou ainda que os residentes com dístico passam a poder estacionar gratuitamente em qualquer parque de estacionamento gerido por aquela entidade. Além disso, os dísticos – tanto de residentes, como de comerciantes – ativos até dia 15 de janeiro e que caducavam a seguir passam a ter validade até dia 31 de março de 2021.
No entanto, a EMEL garante que os seus fiscais continuarão em atividade para salvaguardar o correto estacionamento, punindo os infratores de estacionamentos em cima de passeios ou de passadeiras.
