M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Existem regras não escritas no estacionamento, e uma delas é que o estacionamento perpendicular deve fazer-se em marcha-atrás. Ainda assim, muitos condutores insistem em estacionar de frente, o que à primeira impressão parece mais prático, mas que, não só torna a manobra de saída mais difícil, como também pode ser mais perigoso para os peões.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Nos Estados Unidos, acidentes de estacionamento resultam em 18 mil peões feridos e 3000 mortes anualmente, contabilizando estacionamentos públicos, bem como saídas de garagens privadas. O estacionamento perpendicular em marcha-atrás é sempre ensinado nas escolas de condução, mas, por ser muitas vezes confundido com o estacionamento em espinha (cujo ângulo de entrada obriga a estacionar de frente), muitos optam por fazer ambos da mesma maneira.

Isto é um erro. Mesmo com trânsito intenso, é preferível causar alguns segundos de inconveniência para o carro atrás e entrar no lugar com a traseira apontada para o interior. Quando for altura de sair, vai ter sempre um melhor ângulo de visão para o trânsito, enquanto, se estacionar de frente, os carros ao seu lado vão bloquear a visibilidade, não só para a estrada, mas também para peões que circular junto à estrada, e que são mais vulneráveis. Estacionando de traseira, não só evita estes perigos, como já está pronto para sair rapidamente, em caso de emergência.

Porque é que as pessoas escolhem estacionar de frente num parqueamento perpendicular, ainda não se sabe. Até agora, apenas foi feito um estudo científico sobre o fenómeno, escrito em 2014 por um professor universitário de gestão, nascido em Taiwan e imigrado nos Estados Unidos, que tentou estabelecer uma correlação entre práticas de estacionamento e produtividade geral do país, mas o estudo foi demasiado superficial no tratamento dos dados.

Seja como for, a proliferação de câmaras de estacionamento em automóveis novos deve incentivar a prática de estacionamento perpendicular de traseira, tal como é feito naturalmente em estacionamento paralelo.

 

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