Publicidade Continue a leitura a seguir

Estive num acidente e a outra pessoa fugiu. O que faço agora?

1 – Não entre em pânico – Acalme-se, pois tem um problema para resolver. A outra pessoa fugiu, mas o seu caso tem que ser encaminhado para a seguradora. Muna-se de todos os dados necessários, incluindo qualquer característica da outra viatura e nomes de testemunhas na área.
2 – Chame a polícia, não vá atrás do fugitivo – Se for atrás do outro carro, também vai estar a abandonar o local do acidente. Em vez disso, chame a polícia para poder explicar a situação. Um auto policial vai fortalecer a sua posição junto da segurança, e facilitar a identificação do veículo fugitivo.
3 – Confirme o estado de saúde dos envolvidos – Se viajar com passageiros, estes são a sua principal prioridade. Assegure que todas as pessoas que estavam consigo estão bem e, se necessário, chame uma ambulância.
4 – Avalie os danos – Tome nota de todos os danos sofridos e tire fotografias como comprovativo. Adicione o nome de testemunhas, incluindo os agentes policiais no local.
5 – Retire a viatura – Se o carro estiver em situação de circulação, e depois de tratar de todos os detalhes burocráticos, retire o carro do local o mais depressa possível. Se não estiver em condição de circulação, contacte a Assistência em Viagem da sua seguradora.
6 – Instale uma câmara no tablier – Finalmente, uma pessoa prevenida vale por duas. A melhor maneira de resolver esta situação é evitá-la. Instale uma câmara portátil no seu tablier e, se achar necessário, no vidro traseiro. Isto ajuda mesmo quando os envolvidos estão de acordo.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Mesmo quando os envolvidos não estão de acordo quanto ao sucedido, a maior parte dos acidentes de trânsito faz-se de modo civilizado. Mas às vezes isso não acontece, e o cúmulo da falta de civismo é quando um dos envolvidos foge do local do acidente. E agora? Não se preocupe, mesmo sem o outro envolvido presente, é possível resolver a situação.