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Como faço para escolher o óleo para o motor do meu carro?

Viscosidade - Já reparou que alguns óleos têm números diferentes, como 5W30, 10W30, 10W40 ou 15W40. O primeiro número e o W indicam o nível de viscosidade de um óleo com uma baixa temperatura do ar, e o segundo número com uma alta temperatura do ar. Não quer dizer que não funcionem acima ou abaixo destas temperaturas, apenas que tem de garantir um nível de viscosidade a essa temperatura. Um óleo 5W30 funciona melhor num clima frio e um 10W40 num clima quente.
Óleo mineral ou sintético - Existem três categorias básicas de óleos para motores: óleo mineral, óleo sintético ou óleo semi-sintético. O primeiro é um derivado de petróleo, enquanto o segundo é sintetizado em laboratório. O terceiro combina características dos dois. O óleo sintético funciona numa maior amplitude de temperaturas, dura mais tempo e é mais eficaz a eliminar depósitos e podem expor falhas no material. Mineral, sintético ou semi-sintético, é ideal manter o mesmo tipo a cada mudança.
S ou C - Embora a SAE (Sociedade de Engenheiros Automóveis) dos Estados Unidos obrigue a usar as designações "S" ou "C" para designar gasolina ou Diesel ("S" para "spark"/combustão e "C" para "compression"/compressão), a maior parte dos óleos já indicam na etiqueta se são para motores a gasolina ou gasóleo. Deve sempre utilizar lubrificantes apropriados para o tipo de combustível.
Aditivos - A maior parte dos motores usados pelo automobilista comum vai andar regularmente longe dos limites de resistência, pelo que, geralmente e em teoria, nunca será preciso adicionar aditivos ao lubrificante. No entanto, se passar constantemente por extremos de temperatura, ou circular regularmente no limite de rotações, um aditivo poderá ser necessário. O ideal é aconselhar-se junto do seu mecânico sobre se é necessário usar um aditivo e qual o melhor para o seu motor.
Filtro de óleo - Independentemente do óleo usado, o filtro de óleo necessita sempre de intervalos regulares de manutenção. Geralmente, necessita de fazer cada mudança de óleo a 10 ou 15 mil quilómetros, e nessa fase é também preciso mudar o filtro de óleo, para o manter limpo e sempre na proporção correta para manter todos os componentes do motor lubrificados.

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A lubrificação é um dos aspetos que nunca deve descurar na manutenção do automóvel. Mesmo que outras pessoas deixem o trabalho de escolher o óleo para o mecânico, deve sempre verificar o nível de óleo para garantir que o seu motor pode sempre fazer a lubrificação, necessária para o bom funcionamento do motor. E isto significa que, de vez em quando, vai ter que comprar uma lata de óleo. Mostramos aqui alguns aspetos que deve ter em conta na escolha do lubrificante.