Este comboio vintage tem todo o charme do comboio original, permitindo aos passageiros aproveitar uma boa viagem de dez minutos, para cada lado, ao longo de três quilómetros. O bilhete custa quatro dólares para uma viagem ou oito dólares ida e volta.
A The Byron Bay Company, para além de restaurar os dois veículos da composição, ainda restauraram a linha, que estava abandonada. Os dois veículos eram antigos New South Wales Government Railways 600 Class, com os números 661 e 726, construídos em Sydney em 1949 pela Chullora Railway Workshops, num total de 20 unidades (dez conjuntos de dois veículos), sendo que estes dois são os únicos operacionais. Para a construção da carroçaria foi utilizado alumínio, de modo a baixar o peso, através do conhecimento adquirido durante a construção de bombardeiros na Segunda Guerra Mundial, montado num chassis de aço. Para a propulsão, foram instalados dois motores GM Detroit Diesel 6/71 de seis cilindros e 7,0 litros de cilindrada, com 165 cv cada. Acoplado ao motor estava uma caixa hidráulica Allison TCLA 655.
Originalmente, o comboio estava equipado com dois motores diesel, um deles foi retirado e substituído por baterias, o outro ainda continua no comboio para caso haja alguma avaria no sistema eléctrico. Tem ainda travagem regenerativa, que é utilizada para recarregar as baterias. O The Byron Solar Train gera uma potência de 6,5 kW, através dos painéis fotovoltaicos no tejadilho, além dos 30 kW adicionais da estação. A energia que não é utilizada é armazenada, para utilizações futuras, quando existe pouca luz. A velocidade máxima é de 115 km/h, no entanto, costuma circular a velocidades muito mais baixas.
A secção de linha utilizada pertence à linha que une a cidade de Casino a Lismore, em Murwillumbah, ao longo de 132 km. A primeira secção da linha foi aberta em 1894, ligando Richmond a Tweed Rivers. Nove anos depois abriu a extensão de Lismore a Casino e, posteriormente, a Grafton. Em 1922, a linha ficou conectada a Sydney, no entanto, era necessário atravessar o rio num ferry, até à construção da ponte, em 1932. A 15 de Maio de 2004 os serviços na linha foram suspensos.
Em 2014 foi fundada a Byron Bay Railroad Company, que trabalhou arduamente para conseguir as verbas necessárias, para a reestruturação dos três quilómetros da linha e a 16 de Dezembro de 2017, o serviço foi oficialmente aberto.